ASPECTOS VALORATIVOS NA PRODUÇÃO DO GÊNERO DISCURSIVO CONTO EM AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA NO ENSINO MÉDIO SOB O OLHAR DA PERSPECTIVA BAKHTINIANA
Ideologia. Relações dialógicas. Gêneros discursivos. Contos. Educação básica.
O cenário que envolve o ensino de Língua Portuguesa requer a reflexão sobre a necessidade de repensar as práticas pedagógicas em busca de formar sujeitos críticos, reflexivos e autônomos, sobretudo, numa perspectiva em que o uso da língua(gem) se volta para a transformação social dos sujeitos que reproduzem suas posições ideológicas acerca dos problemas sociais que o envolvem nas suas práticas sociais. Dessa forma, caminhando sob a ótica dos gêneros discursivos/literários e pela necessidade de uma educação antirracista na escola, este estudo tem como objetivo geral analisar os posicionamentos valorativos de alunos do ensino médio sobre o racismo e a violência contra a mulher negra expressos em contos produzidos durante uma atividade de intervenção pedagógica. Para a construção deste estudo, nos baseamos nos estudiosos do círculo de Bakhtin (2003; 2016); Medvedev (2012); Volóchinov (2019;2021) e em comentadores das ideias desse círculo: Costa-Hübes (2019); Rojo (2012); Pereira (2020); Rodrigues (2019); Brait (2005); Faraco (2009); Fiorin (2011), Geraldi (2017). Para discutir sobre o racismo e a educação antirracista, nos ancoramos em Almeida (2018); Nascimento (2019) e Carine (2023), entre outros. Quanto a metodologia, este estudo se enquadra como uma pesquisa de campo, dentro de um viés de pesquisa qualitativa e de natureza analítico-interpretativa, a fim de colher dados para as interpretações, focando-se sempre num trabalho coletivo, com atividades de leituras e a produção dos contos no projeto de intervenção. O desenvolvimento desta pesquisa terá como lócus a Escola Cidadã Integral Técnica Obdúlia Dantas da rede estadual de ensino do município de Catolé do Rocha, no sertão paraibano. Para a construção deste estudo, nos baseamos em Bakhtin (2003; 2016); Geraldi (2017); Poe (2004) e autores do círculo: Medvedev (2012); Volóchinov (2019;2021) e alguns de seus comentadores: Costa-Hübes (2019); Rojo (2012); Pereira (2020); Rodrigues (2019); Brait (2005); Faraco (2009); Fiorin (2011), entre outros. Ademais, não se pode negar que a inclusão da produção dos gêneros discursivos/literários nas práticas pedagógicas da escola favorece a interdisciplinaridade, tendo em vista que permitem a realização de atividades colaborativas, a exemplo de projetos de intervenção, considerando os interesses e contextos socioculturais dos alunos, quando existe a adaptação dos gêneros com a realidade e experiências de vida dos discentes.