Os conhecimentos matemáticos de estudantes em uma escola rural a partir de uma experiência na casa de farinha local
Conhecimentos matemáticos. Sequência Didática Interativa. Escola rural. Casa de farinha.
O processo de ensino e aprendizagem da matemática deve ser realizado em consonância com as relações sociais e as experiências culturais dos educandos. Esse argumento ganha ainda mais relevância quando aplicado à realidade das escolas rurais, onde o contexto social apresenta características únicas e cada tarefa cotidiana nas comunidades rurais possui significados específicos. A farinhada, por exemplo, não é apenas uma celebração do beneficiamento de produtos tradicionais da alimentação nordestina, mas também um processo repleto de saberes herdados e transmitidos por gerações de agricultores.
Nesse contexto, os conhecimentos matemáticos emergem de forma assistemática, atendendo às necessidades práticas do trabalho na casa de farinha, e se organizam através da linguagem simbólica e das técnicas desenvolvidas pelos agricultores. Esses saberes devem ser incorporados à educação escolar, com o objetivo de enriquecer o processo de ensino-aprendizagem. Para isso, é fundamental recorrer aos pressupostos teóricos e metodológicos do Programa Etnomatemática, que serve como base para o ensino de habilidades matemáticas em escolas rurais. O principal objetivo desta pesquisa é analisar os conhecimentos matemáticos que os estudantes dos anos iniciais do Ensino Fundamental (EF) de uma escola rural podem construir a partir de uma experiência prática em uma casa de farinha local. A fundamentação teórica utilizada apoia-se principalmente nas abordagens do Programa Etnomatemática, conforme apresentado por Ubiratan D’Ambrosio, nas discussões epistemológicas da teoria sociointeracionista de Lev Vygotsky, e nas ideias de Paulo Freire, especialmente no que tange à Pedagogia Crítica. Trata-se de uma investigação qualitativa, estruturada em três momentos principais: a fase exploratória, que envolveu um estudo bibliográfico, pesquisa documental, entrevistas com trabalhadores da casa de farinha e a elaboração de uma Sequência Didática Interativa (SDI); o estudo de campo, no qual o pesquisador aplicará a SDI em uma turma multisseriada de 4º e 5º ano do EF em uma escola rural no município de Venha-Ver/RN, complementado por uma aula prática na casa de farinha da comunidade; e, finalmente, a análise dos dados, em que todo o corpus da pesquisa será organizado e submetido ao procedimento de Análise do Discurso francesa, com base nas ideias de Bakhtin (2006) e Foucault (2008). Com esta investigação, espera-se que os estudantes sejam capazes de identificar os saberes matemáticos apresentados pelos agricultores na casa de farinha e que se sintam motivados a aplicar esses conhecimentos em outras situações na escola e no cotidiano. Acredita-se que esta pesquisa tenha relevância científica significativa para a área do Ensino, pois apresenta uma abordagem de ensino e aprendizagem que respeita a realidade dos alunos da zona rural, colocando-os em uma posição ativa e reflexiva na aquisição de habilidades matemáticas que, certamente, terão significado para eles.