O PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NO CAPF/UERN: INFLUÊNCIAS DO PROGRAMA PARA A APRENDIZAGEM DA DOCÊNCIA NA ÓTICA DOS RESIDENTES
Programa Residência Pedagógica; Aprendizagem da docência; Influências.
O presente trabalho tem como objetivo compreender as influências do Programa Residência Pedagógica para a aprendizagem da docência, pela ótica dos residentes. Os objetivos específicos serão: identificar os princípios formativos do Programa Residência Pedagógica e como esses princípios se articulam a uma perspectiva de aprendizagem da docência; Identificar na percepção dos residentes as influências do programa para a aprendizagem da docência; Analisar as influências do Programa Residência Pedagógica para a aprendizagem da docência, destacando o que é ser professor. Para atingir tais objetivos, realizaremos a pesquisa com alunos residentes da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Campus Pau dos Ferros/RN. A natureza da pesquisa baseia-se na abordagem qualitativa, com método dialético. Como instrumento de coleta de dados utilizaremos o questionário aberto, analisando os dados através dos núcleos de significação, com base em Vygotsky. Acreditamos que a pesquisa poderá contribuir para estudos futuros sobre a mesma temática. Pesquisas sobre formação inicial, aprendizagem da docência, os saberes dos professores, as práticas dos professores no exercício da sua profissão, bem como estratégias formativas relevantes a partir da análise sobre as políticas formativas, no caso desse estudo, sobre o Programa Residência Pedagógica. Além disso, essa pesquisa irá proporcionar mais conhecimento no âmbito das pesquisas sobre formação docente, através de perspectivas de residentes sobre suas experiências do Programa Residência Pedagógica, e as contribuições dessa política para a formação docente.