O PAPEL DA FILOSOFIA NA FORMAÇÃO HUMANA DO PROFESSOR DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
PALAVRAS-CHAVE: Filosofia, Formação Humana, Professor.
A pesquisa intitulada “O papel da Filosofia na formação humana do professor dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental” tem como objetivo analisar o papel da Filosofia na formação humana docente de professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. A abordagem teórico-metodológica utilizada é de cunho qualitativo, de natureza básica, sendo descritiva e explicativa. A pesquisa se organiza em três etapas cruciais para essa sistematização sendo: Pesquisa teórica, pesquisa teórica-documental e pesquisa de campo. A pesquisa empírica será realizada a partir de uma entrevista semiestruturada e aplicada com o método do grupo focal a professoras das séries iniciais do Ensino Fundamental formadas em Pedagogia, e a análise dos resultados seguirá as orientações legais que subsidiam a pesquisa de campo. A Análise de Conteúdo com base em Bardin (2016) será utilizada como rota metodológica para interpretação dos dados da pesquisa empírica. A pesquisa se organiza em três momentos, sendo um de natureza teórica, assente na revisão de literatura, em que se destaca o capítulo sobre a temática “Filosofia, Formação humana e contributos das áreas Filosofia”. O capítulo que versa sobre a presença da “Filosofia no Cursos de Pedagogia”, se desenvolve a partir de uma pesquisa documental, a partir da análise dos currículos dos Cursos de Pedagogia de seis principais Universidades públicas do Brasil. O terceiro momento é marcado pelo trabalho empírico. Como contributos a pesquisa apresenta a perspectiva de reflexão acerca da relevância do campo das Ciências Humanas, que vem sendo esvaziado nas últimas décadas. Abre ainda a possibilidade de reflexões na esfera da formação de professores, possibilitando avanços na ressignificação do ensino nos domínios da formação humana.