EDUCAÇÃO, ENSINO E INCLUSÃO: O QUE DIZEM AS CRIANÇAS DO CAMPO DO MUNICÍPIO DE APODI?
Representações sociais. Educação do campo. Infâncias do campo. Inclusão social.
Partindo da premissa da importância que a educação do campo traz no contexto social e educacional do nosso país, de encontro com as concepções de educação, ensino e inclusão do/no campo, se faz necessário compreender a importância do olhar das crianças sobre a inclusão e a escola do campo. Dessa forma, o problema desta pesquisa se articula em: Como as crianças do campo do município de Apodi representam a educação, o ensino e a inclusão? Diante da questão problema, o objetivo geral deste trabalho é: Como as crianças do campo do município de Apodi representam a educação, o ensino e a inclusão. A pesquisa será realizada em uma Escola do Campo, localizada na região da chapada do Apodi–RN, com alunos de uma turma Multianos que compreende o 1º, 2º e 3º ano do ensino fundamental, no turno matutino. Quanto ao tipo, é uma pesquisa de campo de cunho qualitativo, onde iremos adentrar a escola citada acima e realizar observações e intervenções, além de construir balizas para a interpretação dos dados coletados. Na construção teórica metodológica nos apoiamos em autores como Gil (2007), Chizotti (2003), Minayo (2010), Gonsalves (2001), Morais (2017), Souza e Reis (2009), Martins (2020), Fernandes (2000), Veiga-Neto (2005), Laplane (2007), Foucault (2010), para entendermos o conceito de representações sociais das crianças do campo, a importância e o histórico da educação do campo, os conceitos de inclusão social, e a representação social das crianças do campo sobre educação, ensino e inclusão. escolhemos como instrumentos de coleta de dados a roda de conversa, registros fotográficos, registros de vídeo e diário de campo. Realizaremos 06 rodas de conversas em seis dias com os seguintes temas: escola no campo, escola na cidade, o que eu mais gosto na minha escola, se eu fosse a professora ou professor, como seria minha aula? Se eu fosse diretor ou diretora, o que eu faria para melhorar minha escola? É a mesma coisa aprender na escola do campo e na escola da cidade? Para analisar os dados, faremos uso da análise de conteúdo Bardin (2011), tomando como categorias a priori: “Educação do Campo”, “Escola do Campo”, “Inclusão” e “Ensino na Escola do Campo”. Estas categorias serão temas e também atravessarão outros temas que porventura surgirem nas Rodas de Conversa. Buscaremos com esse estudo visibilizar as falas das crianças do campo e compreender a representação das crianças do campo sobre educação, ensino e inclusão.