FORMAÇÃO CONTINUADA, IDENTIDADE DOCENTE E OS ESTÁGIOS DO DESENVOLVIMENTO MORAL EM UMA ESCOLA DE NAZAREZINHO (PB)
Palavras-Chave: Identidade docente. Formação continuada de professores. Níveis de desenvolvimento moral.
A identidade docente é o resultado de uma sequência de vivências com construção de saberes resultantes das experiências adquiridas em todo processo de vida, envolvendo as atividades pessoais e profissionais. O presente estudo busca instigar o professor a refletir sobre a sua prática docente a fim de manter-se atualizado sobre temáticas fundamentais para o seu desenvolvimento profissional, sob a perspectiva dialógica como fundamentação para solidificação do aprendizado das relações intersubjetivas defendidas por Habermas (2003, 1999, 1990, 1989, 1980) bem como conhecer e refletir sobre as políticas governamentais destinadas à melhorias das formações continuadas no Brasil no intuito de promover a autonomia e o desenvolvimento moral como reflexo para as práticas pedagógicas em sala de aula acerca do tema pesquisado, que tem como objetivo geral compreender como a formação continuada contribue para a construção da identidade pós-convencional dos professores em uma Escola pública localizada no Estado da Paraíba no munícipio de Nazarezinho. Para a realização da pesquisa teremos como participantes 1 professor da educação infantil, 5 professores do ensino fundamental I,1 gestor e 1 coordenador pedagógico. A pesquisa é de abordagem qualitativa (Deslandes; Neto Cruz; Gomes, 2002,) Assumindo um caráter exploratório (Gil, 2008) do tipo metodológico etnográfica (André 2013), assim também se caracterizando como um estudo de campo (Fonseca, 2002), tendo como instrumentos de pesquisa o formulário investigativo e o questionário semiestruturado. Para análise dos dados a abordagem qualitativa , utilizando a análise interpretativa (Gil, 2008). Buscaremos por meio desse estudo compreender os impactos das formações continuadas no desenvolvimento educacional e bem como suas contribuições no processo formativo dos professores na formação de valores éticos e morais. Os estudos indicam que a identidade docente se constrói nas vivências cotidianas, desde a formação inicial às formações continuadas e que essas ações formativas são essenciais para o desenvolvimento pessoal e profissional, já que a identidade docente é contínua.