Formação de professores para a contação de história como instrumento pedagógico na Educação Infantil
Formação de professor; Educação Infantil; contação de história.
O presente trabalho refere-se à pesquisa de dissertação de Mestrado intitulada “Formação de professores para a contação de história como instrumento pedagógico na Educação Infantil”. Pesquisa esta, vinculada ao Mestrado em Ensino do Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGE), da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), do Campus Avançado de Pau dos Ferros (CAPF). Temos como pergunta de partida, condutora da investigação: como acontece a formação de professores para o trabalho com a contação de histórias e qual a importância dessa prática enquanto instrumento para a formação da criança na Educação Infantil? Para a efetivação da pesquisa, nos utilizamos da pesquisa qualitativa, cujo objetivo se adequa a pesquisa exploratória e descritiva. Temos como objetivo principal analisar a formação de professores para o trabalho com a contação de histórias enquanto instrumento para a formação da criança na Educação Infantil. Como objetivos específicos elencamos: a) Identificar a concepção dos (as) docentes da Educação Infantil colaboradores (as) da pesquisa sobre a contação de histórias enquanto recurso para formação da criança; b) compreender as contribuições do ato de contar histórias no espaço escolar como metodologia para o desenvolvimento da formação das crianças na Educação Infantil na visão dos (as) professores (as); c) analisar a importância da formação de professores para o trabalho com a contação de histórias nas salas de aula da Educação Infantil a partir da visão dos (as) docentes. As discussões serão feitas com base na análise das contribuições dos sujeitos colaboradores da pesquisa em resposta à aplicação de um questionário sobre a temática, bem como da fundamentação teoria proposta por Freire (1991), Abramovich (1994), Bogdan e Biklen (1994), Kramer (2002), Kishimoto (1999), Cistos (2005), Gil (2008), Veiga (2009), Tardif (2014). Mobilizamos também Bettelheim (1980), Coelho (2001), Busatto (2013), Gadotti (2011), Gatti (2019), Nóvoa (2019) e Tebet (2018), entre outros autores que discutem sobre o conceito de contação de história, formação de professor e Educação Infantil e contribuem para o enriquecimento da temática proposta. Na coleta de dados em campo, temos a colaboração dos (as) professores (as). A pesquisa de campo se deu em uma única etapa, sendo ela um encontro para disponibilização do link do questionário com os colaboradores da pesquisa. Para a interpretação e análise dos dados coletados utilizou-se a metodologia da Análise de Livre Interpretação proposta por Anjos; Rôças e Pereira (2019). Assim, ao analisarmos os dados, pretendemos com os resultados a afirmação e compreensão dos sujeitos da pesquisa, professores (as) da Educação Infantil, sobre a importância da formação de professores para o trabalho com a contação de histórias enquanto instrumento e a relevância desse fazer para a formação integral da criança na Educação Infantil na visão dos docentes. Portanto, acreditamos que os estudos feitos sobre a formação de professores podem contribuir na reflexão dos (as) docentes da Educação Infantil quanto à relevância da contação de histórias para a formação das crianças, tendo como ponto de partida a formação docente.