EDUCAÇÃO EM CENA: O ESPETÁCULO COMO ESTRATÉGIA EDUCATIVA PARA A VIDA
Corpo, Educação, Espetáculo, Processo criativo.
Apresentamos esta pesquisa como um convite à contemplação de uma
educação que acontece a partir das significações tecidas no corpo por meio de suas
experiências, ou seja, dedicamos atenção a uma educação que se dá no corpo em
movimento no exercício do viver, expressa nos sentidos e significados nele
constituídos a partir de suas experiências no mundo, sobretudo àquelas que se
passam no âmbito da arte e da cultura. Nesse sentido, lançamos olhar sobre o
espetáculo, mais precisamente ao seu processo criativo, bem como à sua produção
e apresentação, compreendendo sua potência educativa enquanto experiência
estética, capaz de desvelar elementos agregadores à revelação de possíveis
entendimentos de mundo, de existência. O presente estudo desponta a partir da
seguinte problemática: Como a criação e apresentação de espetáculos pode
oferecer elementos significativos de forma a compor uma ação educativa fundada
no corpo? Frente essa interrogação, a presente pesquisa objetiva compreender o
espetáculo como um espaço-tempo de ensino-aprendizagem, considerando as
experiências do corpo, ampliando o entendimento sobre a educação. Trata-se de
um estudo desenvolvido a partir de uma abordagem qualitativa, tendo um caráter
descritivo e um tratamento direto com o fenômeno sobre o qual dedicamos atenção.
Dessa forma, o método utilizado foi de cunho fenomenológico, ou melhor, foi
referenciado na atitude fenomenológica proposta por Maurice Merleau-Ponty, que
afirma o mundo vivido como fonte primordial de conhecimento. A experiência vivida
sobre a qual dedicamos atenção consiste na criação, produção e apresentação do
espetáculo teatral “Quando a Chuva Passar!”, que foi compartilhada com os
estudantes do Ensino Fundamental dos anos finais em uma escola da rede privada
de ensino da cidade de Mossoró/RN. Descrevemos então nossa experiência vivida,
aprofundando nosso entendimento sobre criatividade e processos de criação a partir
das contribuições de Fayga Ostrower, chegando a um entendimento do processo de
criação espetacular como experiência poética, que oportuniza a construção e
reconstrução de sentidos e significados, a partir da vivência de suas dimensões
artísticas, culturais e educativas. Esse entendimento se reafirma a partir das falas
dos sujeitos da experiência e de reflexões sobre o vivido. Com o suporte da filosofia
de Friedrich Nietzsche somos então conduzidos a compreender a arte do encontro
como fomentadora de uma educação para a vida.