PRÁTICA PEDAGÓGICA DE LETRAMENTO DIGITAL: SIGNIFICAÇÕES CONSTITUÍDAS POR PROFESSORES ALFABETIZADORES DE CRIANÇA NO PERÍODO PÓS-PANDEMIA
Letramento digital.
Prática pedagógica.
Alfabetização de crianças.
Pós-pandemia.
O evento da pandemia da Covid-19 foi um fenômeno que afetou e desafiou todos os segmentos da sociedade, inclusive a educação e, de modo muito singular, o processo de ensino-aprendizagem de professores e crianças que, naquele período, estavam vivenciando as complexas relações da vida escolar na alfabetização. É nesse contexto de crise sanitária com implicações no campo social e educacional que surge a necessidade de pesquisar a problemática da qual se origina a presente pesquisa “Que significações são atribuídas por professores alfabetizadores de criança de uma escola pública municipal no estado da Paraíba à sua prática pedagógica de letramento digital no período pós-pandemia?”. A fim de atender a este problema de pesquisa, foi necessário desenvolvermos outros objetivos específicos baseados em explorar os conceitos e as relações entre alfabetização e letramento digital; refletir sobre as concepções e os desafios enfrentados pelos docentes em prol da efetivação da prática de letramento digital na escola, considerando a realidade da instituição em que atuam; discutir o uso e a função das ferramentas tecnológicas no desenvolvimento da prática pedagógica na alfabetização de criança; prospectar sobre como o letramento digital poderá ressignificar as estratégias pedagógicas de alfabetização de crianças. Para desenvolvermos esta pesquisa, buscamos apoio nos fundamentos teóricos e metodológicos da Psicologia Sócio-histórica. E para o processo de construção de dados, utilizamos a entrevista reflexiva com dois professores alfabetizadores de criança de uma escola pública municipal, localizada na zona rural de uma comunidade de pescadores e agricultores do alto sertão do Estado da Paraíba, no município de São João do Rio do Peixe. Os dados foram apreendidos com base no procedimento metodológico dos núcleos de significação. Os achados desta pesquisa revelaram que as dificuldades do ensino remoto emergencial suscitaram uma gravidade de problemas educacionais que já existiam mesmo antes da pandemia da Covid-19. A ausência de políticas públicas e a falta de estrutura tecnológica e formação para o letramento digital geraram precárias condições de trabalho docente, prejudicando diretamente o ensino e a aprendizagem escolar de muitas crianças em processo de alfabetização e letramento. Outros problemas biopsicossociais, econômicos e geográficos também afetaram professores, estudantes e seus pais/responsáveis durante o pós-pandemia, impactando na melhoria da qualidade de ensino no país, principalmente nas escolas públicas localizadas em regiões da zona rural do alto sertão do estado da Paraíba.