Banca de DEFESA: AIRTON DE LIMA OLIVEIRA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : AIRTON DE LIMA OLIVEIRA
DATA : 19/12/2024
HORA: 14:00
LOCAL: MULTIMIDIA II
TÍTULO:

A INCLUSÃO DE ESTUDANTES NAS PRÁTICAS CORPORAIS DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR PÓS-PANDEMIA DA COVID-19: SIGNIFICAÇÕES DE DOCENTES DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DE ICÓ-CE


PALAVRAS-CHAVES:

 Educação Física; Inclusão; Práticas Corporais; pandemia da Covid-19.


PÁGINAS: 234
RESUMO:

Este trabalho está vinculado à linha de pesquisa “Formação Humana, Docência e Currículo” do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, ao grupo de pesquisa Educação e Subjetividade e ao projeto de pesquisa “Pandemia da COVID-19 e seus impactos na educação básica no Brasil: diagnóstico e proposições interventivas na escola”. O objetivo deste trabalho é apreender as significações de docentes sobre a inclusão de estudantes de uma escola dos anos finais do ensino fundamental nas práticas corporais da Educação Física escolar pós-pandemia da Covid-19. A questão de pesquisa é: Quais as significações de docentes sobre a inclusão de estudantes nas práticas corporais da Educação Física Escolar pós-pandemia da Covid-19? O lócus da pesquisa foi uma escola municipal de tempo integral do município de Icó/CE. Fundamentou-se nos presupostos teórico-meotodológicos da Psicologia Sócio-Histórica de Lev Semenovitch Vigotski e colaboradores como Alexander Romanovich Luria e Alexei Nikolaievich Leontiev. A gênese do método está alinhada ao Materialismo Histórico-Dialético. Recorremos às seguintes categorias teóricas de análise: historicidade, sentido e significado, mediação, atividade, totalidade e vivência. Os procedimentos para a construção de informações desse estudo foram a entrevista reflexiva e as oficinas pedagógicas. Para a análise e interpretação, utilizamos a proposta metodológica dos núcleos de significação. Os resultados da análise e interpretação estão sintetizados em três núcleos de significação: Educação Física na realidade escolar; Inclusão na Educação Física e pandemia da covid-19: do ensino remoto ao retorno das aulas presencias; e Inclusão nas práticas corporais pós pandemia da covid-19: limites e possibilidades. Outro resultado foi a elaboração de sequências didáticas sobre inclusão de estudantes nas práticas corporais, a partir dos referidos núcleos. Como proposição, apontamos a continuação dos estudos, enfatizando a formação continuada de professores de Educação Física, com foco na inclusão nas práticas corporais e na possibilidade de divulgar a experiência do planejamento e desenvolvimento de sequências didáticas considerando as necessidades de cada contexto.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1625 - ANTÔNIA BATISTA MARQUES
Interna - 155.170.714-49 - SILVIA MARIA COSTA BARBOSA - UERN
Externa ao Programa - 6065 - FLÁVIA SPINELLI BRAGA
Externa à Instituição - CRISTIANE DE SOUSA MOURA TEIXEIRA - UFPI
Externa à Instituição - MARIA ELENI HENRIQUE DA SILVA
Notícia cadastrada em: 04/12/2024 09:39
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