ENADE: PERCEPÇÕES DE ESTUDANTES DE PEDAGOGIA DA UERN SOBRE O COMPONENTE DA FORMAÇÃO GERAL
Avaliação; Enade; Pedagogia; Formação Geral.
O Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) se constitui como uma política de avaliação nacional que visa aferir as competências de estudantes em relação aos conhecimentos adquiridos ao longo da graduação com temáticas inerentes aos componentes da Formação Específica e da Formação Geral. As temáticas abordadas no componente da Formação Geral são comuns a todos os cursos de graduação, o que nos faz presumir que, no âmbito do instituído, são competências fundamentais para todos os graduandos e futuros profissionais do país. Nesse sentido, trazemos como problemática de pesquisa: quais as percepções de estudantes do Curso de Pedagogia da Uern sobre a contribuição da formação para/na construção de competências alinhadas às temáticas dos componentes da formação geral do Enade? Com inspiração na postura epistemológica multirreferencial (Ardoino, 1998) e na pesquisa com os cotidianos (Alves, 2008), dialogamos em meio ao currículo pensadopraticado do curso de Pedagogia e mobilizamos dispositivos como: documentos nacionais e institucionais, questionário, rodas de conversas e cadernos de provas Enade. Como resultado da pesquisa temos que o interesse dos alunos sobre as temáticas do componente de formação geral aparecem em suas narrativas quando estão relacionadas às demandas escolares e que a formação profissional, na maioria das vezes, está relacionada a uma dimensão técnica e aplicacionista, destituída de uma dimensão cidadã para uma atuação no contexto social mais amplo. Por fim, o currículo pensadopraticando se constitui em potência formativa, em devir, para/na mobilização de temáticas da formação geral, possíveis de impulsionar uma formação crítica, emancipacionista e cidadã dos graduandos , desde que com a mediação docente intencional.