FORMAÇÃO CONTINUADA: PERCEPÇÕES DE PROFESSORAS E IMPACTOS NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS
Políticas de formação docente; formação continuada; docência
A presente pesquisa, intitulada Formação Continuada: Percepções de Professores e Impactos nas Práticas Pedagógicas, emerge das experiências vivenciadas na educação e das inquietações observadas nos professores envolvidos no processo educacional. O estudo tem como objetivo geral e específicos, respectivamente: apreender as percepções dos professores sobre a formação continuada e como impactam suas práticas pedagógicas; analisar o processo de formação continuada de professores dos anos iniciais de uma escola pública em Areia Branca; perceber as contribuições das formações continuada para o pensar/fazer a ação didática do professor e identificar as políticas de Formação Continuada em Areia Branca como alternativa de atualização permanente para professores. Tem como lócus empírico uma escola pública da cidade de Areia Branca. Encontramos respaldo nas bases teóricas, legais e científicas sobre formação continuada em Gatti (2019; 2013), Nóvoa (1991), Freire (1987; 1996); dentre outros. A análise documental tem como base legal a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional/LDB (1996), o Plano Nacional de Educação/PNE (2014-2024) e as Bases Nacionais Comuns Curriculares/BNCC (2017), bem como as resoluções (2015, 2019, 2020). Para a realização deste estudo, nos inspiramos, ainda, na abordagem multirreferencial de Ardoino (2012), Macedo (2020), Barbosa (2010) e nos estudos de Ribeiro (2015). A pesquisa, de natureza qualitativa e sob a perspectiva etnográfica, caracteriza-se como um estudo de caso (Macedo, 2010) realizado com duas professoras de uma escola pública no município de Areia Branca. Como resultado, apresentamos, sob a ótica das professoras, a importância do encontro com o outro, que aprimora tanto seus processos de reflexão quanto suas práticas pedagógicas. A formação continuada destaca-se nessas interações, evidenciando o valor do compartilhamento de conhecimentos e experiências, enriquecendo e dando visibilidade ao trabalho docente. As narrativas das professoras revelaram o papel essencial da formação continuada para ressignificar suas práticas, refletir e trocar experiências com os colegas de profissão.