A CRIAÇÃO DO CIEJA PROFESSORA JURACI SORES DE MELO (LAJES/RN):
TENSÕES, POLÍTICAS E DEMANDAS
CIEJA/Lajes/RN, EJA, Demandas, Processos Políticos, Ciclo de Políticas
O objeto de estudo desta pesquisa é o Centro Integrado de Educação de Jovens e Adultos - CIEJA Professora Juraci Soares de Melo (Lajes/RN), com base no questionamento: Como se deu o processo de criação do CIEJA no município de Lajes/RN? O objetivo geral é investigar processos políticos na constituição do CIEJA, tendo por base as demandas que justifiquem sua criação. Para a delimitação do estudo, estabelecemos como objetivos específicos: investigar quais demandas justificaram a criação desse Centro; destacar quais políticas foram desenvolvidas para a inserção do CIEJA no referido município; e compreender como os sujeitos significam as contribuições do CIEJA inseridos nesse processo. Este é um estudo qualitativo, de caráter exploratório, embasado no Ciclo de Políticas (CP) de Ball e Bowe (1992), com referência nos estudos de Lopes e Macedo (2011), Mainardes (2006), Santos e Oliveira (2013) e na Teoria da Atuação de Ball, Maguire e Braun (2016). O método inclui revisão bibliográfica, aplicação de questionários, realização de entrevista semiestruturada e análise documental. A estrutura do texto compreende cinco capítulos. A introdução, o segundo capítulo, quando apresentamos um levantamento bibliográfico sobre a Educação de Jovens e Adultos (EJA), abordando três categorias que fazem parte dessa temática. No terceiro capítulo, exploramos os pressupostos teóricos e metodológicos que fundamentaram a pesquisa, destacando o contexto socioeconômico de Lajes/RN. No quarto capítulo, utilizamos a pesquisa documental e as falas da pesquisadora para entender as dimensões contextuais e realizar a triangulação de dados. No quinto capítulo, realizamos uma análise qualitativa sobre a criação do CIEJA em Lajes/RN, capturando as percepções e opiniões dos colaboradores da pesquisa. Dialogamos com os conceitos de Ball, Maguire e Braun (2016) para construir uma triangulação teórica. A pesquisa traz como alguns resultados a importância do espaço simbólico e físico na configuração das políticas educacionais. A teoria da atuação ajudou a compreender como as políticas educativas ganham significado e impacto no contexto de Lajes/RN, enfatizando a importância de uma abordagem que considere os desafios e as potencialidades locais.