O USO DE MATERIAIS DIDÁTICOS NA EJA: POTENCIALIDADES PERCEBIDAS-DESTACADAS NA ESCOLA ESTADUAL “JOANA HONÓRIO DA SILVEIRA MOURA” (ANGICOS-RN)
Materiais didáticos-pedagógicos. EJA. Cotidianos escolares. Ensino-aprendizagem.
Esta pesquisa tem como objetivo geral compreender como se dá o uso de materiais didáticos para o trabalho pedagógico com a EJA, considerando a aprendizagem e o ensino um processo inclusivo e transformador. Para tanto a pesquisa, foram estabelecidos os seguintes objetivos específicos: (i) Identificar materiais didáticos criados e utilizados pelos professores no processo de ensino-aprendizagem na EJA na Escola Estadual Joana Honório da Silveira Moura em Angicos (RN); (ii) Analisar como os materiais didáticos criados e usados pelos professores contribuem com a formação crítica dos estudantes da EJA na referida escola. Como processo metodológico, a pesquisa adota a abordagem qualitativa dos estudos cotidianos, e como procedimento de pesquisa, rodas de conversas realizadas com professores e professoras da EJA. Os resultados apontam que existe uma ausência de recursos pedagógicos e materiais didáticos, assim como a carência de investimentos que possam contribuir para a qualidade do ensino. No entanto, também se reconheceu a criatividade e o empenho de cada educador e educadora, em produzir soluções que visem oferecer o melhor aos alunos, garantindo uma aprendizagem que se traduz em oportunidades de inserção social para esses jovens, adultos e idosos. Assim, a produção cotidiana de materiais didáticos-pedagógicos revela um compromisso dos professores e professoras que criam e recriam suas práticas pedagógicas, pensando sempre no processo significativo de aprendizagem dos estudantes dessa modalidade ensino.