Banca de DEFESA: HERYSON RAISTHEN VIANA ALVES

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : HERYSON RAISTHEN VIANA ALVES
DATA : 24/02/2025
HORA: 14:30
LOCAL: SALA DO POSEDUC
TÍTULO:

OS TEMAS CONTEMPORÂNEOS TRANSVERSAIS NO NOVO ENSINO MÉDIO: ATUAÇÃO E SIGNIFICAÇÃO NO CONTEXTO DA PRÁTICA


PALAVRAS-CHAVES:

 

Temas Contemporâneos Transversais; Novo Ensino Médio; Políticas Educacionais; Currículo.


PÁGINAS: 164
RESUMO:

O presente trabalho discute acerca dos processos de atuação e significação que compreendem a política de temas transversais em uma escola de ensino médio da rede pública do município de Mossoró-RN. O estudo tem como objetivo central analisar os processos de atuação e significação dos Temas Contemporâneos Transversais - TCT no contexto da prática por professores de uma escola pública de novo ensino médio no município de Mossoró – RN. Como objetivos específicos temos: Analisar as abordagens epistemológicas que compõem o cenário de discussões dos Temas Contemporâneos Transversais; Descrever as articulações discursivas da política de Temas Contemporâneos Transversais no Novo Ensino Médio e Compreender a circularidade do discurso dos temas transversais no novo ensino médio no contexto da prática. Os processos de análises dos dados empíricos se dão fundamentados no quadro teórico que conta com a abordagem do ciclo de políticas (Stphen J. Ball e colaboradores, 1992; Mainardes, 2006) na teoria da atuação (Ball; Maguire; Braun, 2016) no que diz respeito ao campo da política, e os estudos de Lopes e Macedo (2011), Silva (1999), Lopes (2013) e Macedo (1999) que fundamentam as reflexões no campo do currículo, assim como outros diálogos teóricos do campo da metapesquisa realizados junto a Mainardes e Tello (2018); Mainardes e Gandim (2018) e Mainardes (2018). O estudo possibilitou a construção de compreensões acerca dos processos multifacetados que compõem a implementação da política, perpassando diversos contextos desde sua idealização até chegar no ambiente escolar, lugar este, que também implica processos articulatórios para a viabilização da política, uma vez que, dentre as particularidades da instituição e pressões e disputas de espaço e poder no processo de implementação pelos atores que participam, traduzem e significam a política no cotidiano escolar.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1821 - ZACARIAS MARINHO
Interna - 2473 - MEYRE ESTER BARBOSA DE OLIVEIRA
Externa à Instituição - MARIA DE FATIMA DE LIMA DAS CHAGAS - UFERSA
Notícia cadastrada em: 28/01/2025 08:36
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UERN - (84) 3315-2222 | Copyright © 2006-2025 - UFRN - app02-uern.info.ufrn.br.app02-uern