Banca de DEFESA: ANTÔNIA ROSIVÂNIA RODRIGUES DUARTE

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ANTÔNIA ROSIVÂNIA RODRIGUES DUARTE
DATA : 27/02/2025
HORA: 14:00
LOCAL: Sala virtual
TÍTULO:

O CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS EM IES DO ESTADO DO CEARÁ: IMPLICAÇÕES E SIGNIFICADOS DA RESOLUÇÃO N° 491/2021/CE PARA A FORMAÇÃO DOCENTE


PALAVRAS-CHAVES:

Políticas curriculares; Formação de professores; Autonomia Universitária; Ciclo de políticas; BNC-Formação


PÁGINAS: 105
RESUMO:

Esta pesquisa tem como objeto de estudo a Resolução n°491/2021, aprovada pelo Conselho Estadual de Educação, do Estado do Ceará (CEE-CE), desenvolvida pelos docentes das Instituições de Ensino Superior (IES) URCA, UVA e UECE, no Ceará, e as implicações da Resolução normativa N°02/2019 para formação docente, buscando responder às seguintes questões centrais: como os docentes dessas IES atuaram na elaboração da Resolução Nº 491/2021? Quais foram as implicações dessa política para formação docente? Como compreendem e atribuem significado a essa política curricular? O objetivo geral do estudo é analisar a atuação dos docentes das (IES) URCA, UVA e UECE, na construção da Resolução Nº 491/2021 e suas implicações para a formação de professores. os objetivos específicos incluem: 1) investigar os sentidos e significados atribuídos à formação de professores; 2) identificar proposições da Resolução Nº 491/2021 para Formação docente; 3) investigar impactos da Resolução 02/2019, suas tensões e conflitos e 4) analisar as implicações desse movimento para a formação docente de Ciências Biológicas. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, cujo o objeto de estudo é Resolução N° 491/2021/CEE CE, investigando os impactos da BNC-Formação e analisando as falas dos professores, a partir de uma perspectiva compreensiva. A abordagem teórico-metodológica está fundamentada no ciclo de políticas de Stephen Ball e colaboradores (1992) e da teoria da atuação Ball, Maguire e Braun (2016); subsidiada por estudos de Mainardes (2018; 2006) por se considerar que tal abordagem possibilita uma compreensão mais ampla das políticas educacionais. Além disso, a pesquisa dialoga com o conceito de comunidade disciplinar de Goodson (2018), que considera as interações entre diferentes atores sociais como professores universitários, pesquisadores, no contexto acadêmico, ampliando a compreensão das relações entre os processos institucionais. Para alcançar os objetivos propostos, foram analisados documentos como a Resolução n°491/2021 e a política curricular BNC-formação, buscando entender suas implicações para a formação docente. Além disso, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com os docentes participantes da pesquisa, o que permitiu a coleta e análise relevantes. As considerações finais apontam que atuação dos docentes se manifestou de diversas maneiras: na interpretação e reinterpretação das políticas, como no caso da Resolução n° 02/2019/CNE, em um esforço para aproximá-la da Resolução n°02/2015; na elaboração e produção de textos, como na Resolução n°491/2021; e na tradução dessas políticas em práticas pedagógicas, algumas das quais ocorreram antes mesmo de sua implementação formal. Os docentes desempenharam um papel ativo como formadores de políticas institucionais, adaptando-se aos contextos específicos em que atuam. Por meio de suas práticas, esses professores buscam garantir espaço para a autonomia universitária e protagonizaram um processo de resistência coletiva que reflete a adequação das políticas às demandas específicas de suas instituições.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 4243 - MARCIA BETANIA DE OLIVEIRA
Interna - 2473 - MEYRE ESTER BARBOSA DE OLIVEIRA
Externa ao Programa - 6124 - REGINA CÉLIA PEREIRA MARQUES
Externo à Instituição - CÍCERO MAGERBIO GOMES TORRES - URCA
Externo à Instituição - RAQUEL CROSARA MAIA LEITE - UFC
Externo à Instituição - EMERSON AUGUSTO DE MEDEIROS - UFERSA
Notícia cadastrada em: 06/02/2025 08:52
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