Banca de QUALIFICAÇÃO: WLADIMIR GEOVANNE DOS SANTOS DUARTE

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : WLADIMIR GEOVANNE DOS SANTOS DUARTE
DATA : 15/05/2024
HORA: 14:30
LOCAL: Google Meet
TÍTULO:

REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE DOCENTES ACERCA DO SER PROFESSOR HOMEM NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL


PALAVRAS-CHAVES:

Universo simbólico. Magistério masculino. Formação docente


PÁGINAS: 121
RESUMO:

A história da profissão docente confere o homem no magistério desde a Idade Média, principalmente quando a educação estava sobre as mãos da igreja. O século VXIII foi importante para a estatização do ensino, como também, para a legitimação da docência como profissão (Nóvoa, 1995). A partir de influências sociais, econômicas, políticas e culturais, a educação vivenciou mudanças que foram significativas para a profissionalização docente. Em virtude disso, no século de XIX ocorre a feminização do magistério, com a mulher adentrando no trabalho do professorado. Ressaltamos que, enquanto a mulher começava esse espaço, o
homem se distanciava, influenciado por vários fatores, dentro os quais, citamos a desvalorização salarial. Dessa forma, a feminização do magistério carrega traços históricos que refletem na atualidade, pois o homem, no exercício do magistério, sobretudo, nos anos iniciais do Ensino Fundamental, é visto, ainda, com estranheza. À vista disso, utilizaremos a Teoria das Representações Sociais (TRS) para compreensão desse universo simbólico atribuído ao ser professor homem como objeto social (Moscovici, 1978) e, concomitantemente, faremos uso da
Teoria do Núcleo Central (TNC), complementar a TRS, a fim de desvelar os elementos constituintes da representação (Abric, 1994). Portanto, esta pesquisa tem por objetivo geral analisar as representações sociais acerca do ser professor homem nos anos iniciais do Ensino Fundamental na rede pública municipal de Mossoró. De forma específica, buscou-se discutir o processo histórico da docência no Brasil; identificar as representações sociais do professor homem nos anos iniciais do Ensino Fundamental; e refletir sobre as implicações dessas
representações para o trabalho docente. Para o referencial teórico, utilizamos as contribuições de Abric (1988, 1998), Sá (1996, 1998), Moscovici (1961, 1973, 2003, 2012) e Jodelet (1984, 2001, 2002), concernentes ao debate sobre a Teoria das Representações Sociais e Teoria do Núcleo Central. Concernente ao magistério masculino, aludimos aos estudos de Louro (1997a, 1997b, 2001), Gonçalves (2009, 2016) e Carvalho (1998, 1999). Sobre formação e o trabalho docente, este estudo dissertativo remete-se as considerações de Nóvoa (1995, 1992, 1997), Tardif (2008, 2005), Pimenta (1997) e Libâneo (2002, 2001). Metodologicamente, este estudo dissertativo é de abordagem qualitativa, uma vez que apresenta um caráter interpretativo acerca
do objeto de estudo. Ademais, é de natureza bibliográfica, com a seleção de materialidade
realizada pelo levantamento de produções científicas por meio de um estado de conhecimento. Trata-se, ainda, de pesquisa de campo, posto que o encontro com os sujeitos e a construção dos dados se dará neste contexto. Para a construção de dados, aplicamos a Técnica de Associação Livre de Palavras (TALP), o questionário, a entrevista semiestruturada, cujos dados serão tratados a partir do Sistema Espiral Representacional (SER), assim como, pela Análise de Conteúdo (Bardin, 2011). Nesse ínterim, presumimos que são atribuídos estigmas e
preconceitos ao professor homem nos anos iniciais do ensino fundamental, uma vez que o trabalho docente pode estar associado, ainda, aos cuidados maternos, caracterizando essa função como feminina, além de sugerir os debates acerca dessa temática nas instituições de ensino, para que seja possível superar esse paradigma.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 12769 - ANTONIA MAIRA EMELLY CABRAL DA SILVA VIEIRA
Interna - 1644 - MAYRA RODRIGUES FERNANDES RIBEIRO
Interna - 2473 - MEYRE ESTER BARBOSA DE OLIVEIRA
Externa à Instituição - CAMILA RODRIGUES DOS SANTOS - UFRN
Externa à Instituição - ELDA SILVA DO NASCIMENTO MELO - UFRN
Notícia cadastrada em: 06/05/2024 08:15
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