Banca de QUALIFICAÇÃO: FRANCISCO MOISÉS AZEVEDO BRAGA

Psicologia Sócio-histórica;

Estágio Supervisionando;

Significações

O estudo objetiva apreender as significações atribuídas por egressos de Psicologia aos desafios vividos na atividade de estágio supervisionado com ênfase na atuação clínica. Para isso, utilizou-se o referencial teórico-metodológico da Psicologia Sócio-histórica, a partir das categorias de análise historicidade, mediação, vivência, sentidos e significados. Considerar a Psicologia Sócio-histórica para esse trabalho é prezar pela perspectiva que apreende a constituição do ser humano na convergência de sua história com a história na humanidade, entendendo que o sujeito é indissociável do contexto social e que a constituição da subjetividade ocorre nessa relação dialética e ativa. Metodologicamente, as etapas para essa pesquisa foram: apresentar o estado do conhecimento a respeito do estágio supervisionado na “formação em psicologia clínica” e verificar as produções científicas publicadas na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) e no Catálogo de Teses e Dissertações (CAPES). Na sequência, para escolha dos sujeitos da pesquisa, foram estabelecidos os seguintes critérios: 1) ser egresso de um curso de psicologia de uma instituição de educação superior da cidade de Mossoró; 2) ter realizado a atividade de estágio supervisionado no período entre 2020 e 2023 na ênfase clínica; 3) estar atuando como psicólogo clínico no período da realização da pesquisa e; 4) aceitar participar voluntariamente da pesquisa. No processo de construção dos dados, o instrumento escolhido foi a entrevista reflexiva.  O intuito é que, através desse procedimento seja possível uma aproximação ao fenômeno estudado. De posse do material da entrevista, realizou-se as transcrições e seguiu com o procedimento de análise, nas seguintes etapas: (1) Leituras flutuantes; (2) Identificação dos pré-indicadores; (3) agrupamento dos pré-indicadores em indicadores; (4) articulações dos indicadores e; (5) a análise internúcleos. O processo de análise resultou em três núcleos de significações: 1) Para além dos casos clínicos: Dificuldades, alternativas, desafios do estagiário na realização do estágio supervisionado na clínica escola; 2) Aspectos profissionais e pessoais indissociáveis: Medos e impedimentos subjetivos na atuação clínica e; 3) O estágio como processo formativo de consciência sobre a atuação profissional. Assim, acreditamos conseguir o que foi proposto para essa pesquisa e, após concluirmos as etapas descritas acima, uma aproximação as zonas de sentido do sujeito de pesquisa.

Presidente - 1653 - JÚLIO RIBEIRO SOARES
Interna - 12769 - ANTONIA MAIRA EMELLY CABRAL DA SILVA VIEIRA