Banca de QUALIFICAÇÃO: ANTONIA ZILMA MARQUES

DISCENTE : ANTONIA ZILMA MARQUES
DATA : 26/07/2024
LOCAL: Por video conferencia

AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM PÓS PANDEMIA: SIGNIFICAÇÕES DE UM PROFESSOR DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Avaliação.  Psicologia Sócio-Histórica. Pandemia. Significações .

Essa investigação está vinculada a linha de pesquisa Formação Humana, Docência e Currículo, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade oi Estado do Rio Grande do Norte, tem como apreender significações de um professor dos anos iniciais do ensino fundamental sobre o processo de avaliação da aprendizagem pós-pandemia. Estar conectadas ao projeto de pesquisa em rede, intitulado, “Pandemia da COVID-19 e seus impactos na educação básica no Brasil: diagnóstico e proposições interventivas na escola.” O problema é quais significações de um professor dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental sobre avaliação da aprendizagem pós pandemia COVID-19? Trata-se de uma pesquisa qualitativa. O referencial teórico-metodológico e o Psicologia Sócio-Histórica, fundamentada no Materialismo Histórico-Dialético, iniciada por Vigotski (1896-1934) e colaboradores: A. Leontiev (1903-1979) e Lúria (1903-1978). As categorias teóricas e de análises são: Historicidade, Mediação, Significado e Sentido, Atividade, afetividade.  Para discutir sobre avaliação, traz Luckesi, Libâneo e Hoffman, entre outros.  Os procedimentos a produção, análise e interpretação  das informações, são  respectivamente, entrevista reflexiva de Szymanski e a proposta metodológica dos núcleos de significação  de Aguiar , Ozella, Soares e Machado. Vislumbra, possibilidades que seus impactos  caminhem na direção do fortalecimento das produções da linha de pesquisa,  ampliação da formação continuada de professores, com possíveis intervenções pedagógicas em/nas escolas da 12ª Diretoria Regional de Educação e Cultura (DIREC/SEEC-RN), através do nosso trabalho como assessora pedagógica no Departamento Pedagógico da referida regional de educação, neste sentido da formação continuada, também se caracteriza como o impacto pessoal.

Presidente - 155.170.714-49 - SILVIA MARIA COSTA BARBOSA - UERN
Externa ao Programa - 1833 - DÉBORA MARIA DO NASCIMENTO