Banca de DEFESA: REGINA KELLY DOS SANTOS

DISCENTE : REGINA KELLY DOS SANTOS
DATA : 23/07/2024
LOCAL: Conferência Web - RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

AS AULAS REMOTAS E A APRENDIZAGEM DE CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO DO AUTISMO (TEA) NAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE SERRA DO MEL/RN

Transtorno do Espectro Autista (TEA). Ensino remoto emergencial. Práticas pedagógicas inclusivas.

Com a pandemia causada pela Covid-19, o ensino passou por transformações significativas. Houve a necessidade de suspensão das atividades escolares presenciais, levando à implementação do ensino remoto emergencial e, assim, impondo o uso das tecnologias digitais na prática pedagógica. No caso das crianças com deficiência, o ensino remoto limitou o acompanhamento presencial e dificultou as atividades escolares direcionadas a esse público. Diante do exposto, a presente pesquisa tem como objetivo geral analisar como as aulas remotas emergenciais impactaram a aprendizagem de crianças com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) nas escolas municipais de Serra do Mel/RN/Brasil. Trata-se de uma investigação subsidiada por uma abordagem qualitativa do tipo exploratória, utilizando entrevistas semiestruturadas com professores (as) como técnica de acesso às informações empíricas para construção dos dados. A pesquisa foi realizada em três escolas municipais de Serra do Mel/RN. Os resultados possibilitaram uma compreensão aprofundada do campo da educação especial e inclusiva, principalmente no que tange à inclusão escolar de crianças com TEA. Este estudo discute que as aulas para crianças com TEA foram limitadas pelo contexto familiar e por aspectos de acessibilidade no novo formato de ensino. As falas dos professores (as) participantes evidenciaram que houve algumas formações sobre o ensino remoto, contudo insuficientes para oferecer o suporte necessário aos professores (as) naquele período. Observou-se que as aulas remotas para crianças com TEA foram limitadas pelo contexto familiar e por aspectos de acessibilidade. As devolutivas das atividades nem sempre foram possíveis, comprometendo o processo de ensino e aprendizagem esperado. O período da pandemia revelou-se extremamente desafiador para educadores, famílias e alunos.

Presidente - 2458 - FRANCISCA MARIA GOMES CABRAL SOARES
Interna - 12769 - ANTONIA MAIRA EMELLY CABRAL DA SILVA VIEIRA