Banca de QUALIFICAÇÃO: VITÓRIA LETÍCIA DUARTE DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : VITÓRIA LETÍCIA DUARTE DA SILVA
DATA : 25/07/2024
HORA: 09:00
LOCAL: On-line
TÍTULO:

POLÍTICAS CURRICULARES DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM CENA: PERSPECTIVAS DISCURSIVAS


PALAVRAS-CHAVES:

Política curricular; Formação docente; Currículo; Entidades acadêmico-científicas.


PÁGINAS: 73
RESUMO:

A presente pesquisa propõe compreender os sentidos produzidos pelas entidades acadêmico-científicas sobre as políticas curriculares de formação de professores promulgadas no período assinalado entre 2002-2024, articulado aos novos desafios suscitados para formação nos cursos de licenciatura. Para isso, busca analisar os sentidos que estão em disputa nas atuais políticas de formação de professores para educação básica no Brasil. Nesse sentido, utiliza como percurso metodológico a análise documental, os textos produzidos pelo MEC que antecederam a política curricular de formação de professores, realizando de forma comparativa uma análise entre os Pareceres produzidos entre 2002 e 2024, na perspectiva de compreender os sentidos sobre formação/docência e as possíveis repercussões na/para organização dos currículos dos cursos de licenciatura. Nesse viés, parte em diálogo com o Ciclo de Políticas, a partir dos estudos realizados por Mainardes (2006), Lopes e Macedo (2011) e a entrevista concedida por Ball a Mainardes e Marcondes (2009) e Avelar (2016). Assim como perspectivas discursivas Lopes (2016), que se contrapõe à ideia de que as políticas são um guia de orientação para a prática, sob a perspectiva da Teoria de Atuação de Ball, Maguire e Braun (2016), para investigar e conceituar os discursos produzidos pelas entidades. Assim, foram utilizadas estratégias da pesquisa qualitativa pós-crítica conforme definida por Gastaldo (2012), além disso se constitui como bibliográfico, documental e descritiva, pois consiste em analisar os documentos produzidos entre o período de 2002 a 2024, além dos posicionamentos e as disputas pela significação que são produzidas em torno das políticas. Especula que a pesquisa contribua para o campo do currículo dos cursos de licenciatura, tornando possível o debate sobre as políticas em destaque, tendo em vista sua atualidade e ressaltando o caráter oportuno e necessário, em relação as propostas de documentos políticos vigentes que descaracterizam a formação de professores. Espera-se que o estudo possibilite compreender como as entidades ANPAE, FORUNDI e ANFOPE ressignificam as políticas de formação de professores, de forma múltipla e complexa. Considera-se que as políticas curriculares não são simplesmente imposta a prática, mas ressignificadas pelos sujeitos de forma distinta.

 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2473 - MEYRE ESTER BARBOSA DE OLIVEIRA
Interno - 1821 - ZACARIAS MARINHO
Externa à Instituição - MARISA NARCIZO SAMPAIO - UFRN
Notícia cadastrada em: 22/07/2024 10:22
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