CURRICULARIZAÇÃO DA EXTENSÃO: ATUAÇÃO DA POLÍTICA NA LICENCIATURA EM MÚSICA DA UERN
Curricularização da Extensão; Políticas de Currículo; Formação de Professores.
A presente pesquisa focaliza a política de curricularização da extensão no âmbito da Licenciatura em Música da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Tem por objetivo compreender como se dá a atuação da política de curricularização da extensão na Licenciatura em Música da UERN. Como objetivos específicos elencamos: 1) Compreender a curricularização da extensão enquanto política curricular; 2) Mapear a trajetória dapolítica de extensão desde o contexto da influência, o contexto da produção de texto até chegar a curricularização da extensão no contexto da prática; 3) Averiguar a atuação da política de curricularização da extensão na Licenciatura em Música da UERN e suas implicações na formação docente no contexto da prática. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de caráter bibliográfico, documental e descrita. Para tanto serão desenvolvidas três etapas: revisão de literatura nas produções acadêmicas nos periódicos da ANPED, ABDCurrículo e periódicos de extensão, que discutam essa política; mapeamento e análise de legislações, normativas legais e outros documentos que instituem a política de extensão em âmbito nacional; análise da resolução de curricularização de extensão da UERN, do Projeto Pedagógico e dos projetos de extensão da Licenciatura em Música da UERN que estejam vinculadas as Unidades Curriculares de Extensão. O trabalho tem como referencial teórico-metodológico o Ciclo de Políticas (Ball; Bowe; Gold, 1992) e a Teoria da Atuação (Ball; Maguire; Braun, 1994), em diálogo com autores de referência no campo do currículo como (Lopes; Macedo,2011), (Macedo, 2006) e (Oliveira, 2016). Acreditamos que com a realização desse trabalho, ampliaremos as discussões acerca da atuação da política de curricularização da extensãona articulação dos contextos macro e micro, uma vez que, nos levantamentos realizados até então, pouco se discute sobre essa política especificamente na área de Música. Oestudo em tela poderá contribuir com o desenvolvimento de outraspesquisas que instiguem o debate sobre a curricularização da extensãoe suas repercussões na formação docente.