A RESSIGNIFICAÇÃO DO MAIS PAIC EM UMA ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL DE ARACATI-CE
Políticas de Educação. Currículo. Escola Pública. Mais Paic
Este trabalho discute a Ressignificação do Mais Paic em uma Escola de Ensino Fundamental de Aracati-CE. Tem como objetivo geral analisar como os sujeitos escolares atuam e ressignificam a política Mais PAIC numa escola de Ensino Fundamental, anos iniciais, na cidade de Aracati-CE. Essa pesquisa ganha importância ao contribuir com a produção do conhecimento novo sobre uma política que é atuada em todo o Estado do Ceará e que serviu como referência para o PNAIC, uma política nacional. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de cunho descritivo. Usamos o Ciclo Contínuo de Políticas, de Ball e colaboradores e a teoria da atuação (BALL, MAGUIRE e BRAUN, 2016). Utilizaremos ainda os conceitos de performatividade e gerencialismo de acordo com Ball (2005), também está pautada na visão de currículo numa perspectiva pós-estruturalista, com Silva (2010) e Lopes e Macedo (2011). O desenvolvimento da pesquisa para da seguinte questão: Como se dá a ressignificação da política Mais Paic em uma escola de Ensino Fundamental na cidade de Aracati Ceará? Como pesquisa em andamento, podemos indicar que o Mais Paic é analisado em outras pesquisas de forma positiva, mas precisando de ajustes pontuais; o Contexto de Influência é formado por instituições internacionais, nacionais e locais; no Contexto de Produção de Texto têm-se discursos articulados de diversas vozes: mídia jornalística, autoridades, imagens e outros meios em favor da política, da sua manutenção e de mudanças contextuais. Considerando uma pesquisa em andamento, as conclusões dizem respeito a compreensão de que as políticas são articuladas em diversos contextos e o contexto local se insere nessas articulações justificando a necessidade da política. Diversos atores, desde o local ao global têm seus interesses nessa política, nem sempre explícitos, sendo o currículo da escola e os seus sujeitos tensionados à medida que a política é colocada em atuação.