SIGNIFICAÇÕES DE PROFESSORAS DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL EM ASSÚ-RN SOBRE INCLUSÃO DE CRIANÇAS COM AUTISMO EM SALAS DE AEE NO PERÍODO PÓS-PANDÊMICO
Autismo; Inclusão; AEE; Pandemia da Covid-19; Significações
Esta pesquisa está vinculada à linha de pesquisa Formação Humana, Docência e Currículo do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. É qualitativa, evidencia o caráter subjetivo das significações postas pelas professoras no período pós-pandêmico. Tem como pergunta de partida quais as significações constituídas por professoras que atuam na sala de AEE acerca da inclusão de crianças com autismo pós-isolamento social causado pela pandemia da Covid-19? E como objetivo apreender as significações constituídas por professoras que atuam na sala de AEE acerca da inclusão de crianças com autismo pós-isolamento social causado pela pandemia da Covid-19. Está fundamentada nos pressupostos teórico-metodológicos da Psicologia Sócio-Histórica de Lev Semenovitch Vigotski e seus colaboradores Alexander Romanovich Luria e Alexei Nikolaievich Leontiev e seguidores. A gênese dessa Psicologia está centrada no método do Materialismo Histórico-Dialético. Para acepções sobre educação especial traz Mantoan e legislações referentes à educação especial no Brasil. A produção das informações se dá através da realização da entrevista reflexiva a partir de Szymanski, com duas professoras que atuam no AEE em uma escola pública do município de Assú-RN. A análise e interpretação das informações foi realizada através dos núcleos de significação de Aguiar, Ozella, Soares e Machado. Os resultados estão sintetizados em dois núcleos constituídos pelas significações: a formação continuada é um elemento-chave na melhoria do ensino para alunos com TEA; o retorno às aulas presenciais evidenciaram lacunas, sobretudo em relação à interação social e à atenção para o desenvolvimento das crianças com TEA; a pandemia evidenciou importância de um trabalho colaborativo entre escola e família. Como proposição apontamos: a continuidade dos estudos, com ênfase na formação docente continuada e a possibilidade de expandir a pesquisa envolvendo outros profissionais que fazem parte do AEE, bem como as famílias das crianças atendidas.