Banca de DEFESA: KHADIDJA KAREN MONTEIRO ASSUNÇÃO TORRES

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : KHADIDJA KAREN MONTEIRO ASSUNÇÃO TORRES
DATA : 26/02/2025
HORA: 08:30
LOCAL: Sala da faculdade de educação
TÍTULO:

A POLÍTICA PROJETO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO (PROALE): UMA ANÁLISE SOB A PERSPECTIVA DO CICLO DE POLÍTICA E DA TEORIA DA ATUAÇÃO


PALAVRAS-CHAVES:

Alfabetização e Letramento. Políticas Educacionais. Proale. Currículo.


PÁGINAS: 58
RESUMO:

Este estudo tem como objetivo analisar os aspectos contextuais que influenciaram a atuação da política Projeto de Alfabetização e Letramento – PROALE, por professores e coordenadores, nas escolas urbanas de redes públicas no município de Angicos-RN. Como objetivos específicos, a) Caracterizar a organização do espaço-tempo das escolas enquanto dimensão do currículo; b) Conhecer as relações estabelecidas entre os contextos de influência, da produção de texto e da prática na produção de sentidos sobre o PROALE por professores e coordenadores nas escolas lócus da pesquisa; c) Analisar as influências dos contextos Situados, Culturas Profissionais, Contextos Materiais e Contextos Externos na atuação do PROALE por professores e coordenadores no Contexto da Prática. O quadro conceitual está ancorado na abordagem do ciclo de políticas (Stphen J. Ball e colaboradores, 1992; Mainardes, 2006), na teoria da atuação (Ball; Maguire; Braun, 2016). Discuto os conceitos de alfabetização e letramento ancorada em Soares (2021), performatividade com Ball (2002, 2005, 2010) e a concepção de currículo com Lopes e Macedo (2011). O delineamento metodológico desta pesquisa qualitativa contempla pesquisa bibliográfica do tipo estado da arte; pesquisa documental com análise de documentos do PROALE e das escolas; pesquisa de campo com aplicação de questionários e entrevistas semiestruturadas com professores e coordenadores pedagógicos. Este estudo revelou que o PROALE não foi implementado por meio de um processo linear, mas, reinterpretado de acordo com as condições materiais, culturais e estruturais das escolas, sendo ressignificado pelos professores, pois estes mobilizaram suas experiências anteriores e as culturas profissionais, dando sentido a política. Esses resultados oferecem subsídios para futuras investigações em políticas educacionais, por exemplo, como os sujeitos escolares lidam com a cultura da performatividade e accountability difundidas pelas políticas? quais os efeitos da descontinuidade de políticas? pesquisas com outras políticas de alfabetização, a exemplo da Política ProAlfa que se encontra em atuação no Rio Grande do Norte.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1821 - ZACARIAS MARINHO
Interna - 2473 - MEYRE ESTER BARBOSA DE OLIVEIRA
Externo à Instituição - JOSÉ DE INOCÊNCIO NARCISO COSSA
Notícia cadastrada em: 24/01/2025 08:56
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UERN - (84) 3315-2222 | Copyright © 2006-2025 - UFRN - app01-uern.info.ufrn.br.app01-uern