A POLÍTICA PROJETO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO (PROALE): UMA ANÁLISE SOB A PERSPECTIVA DO CICLO DE POLÍTICA E DA TEORIA DA ATUAÇÃO
Alfabetização e Letramento. Políticas Educacionais. Proale. Currículo.
Este estudo tem como objetivo analisar os aspectos contextuais que influenciaram a atuação da política Projeto de Alfabetização e Letramento – PROALE, por professores e coordenadores, nas escolas urbanas de redes públicas no município de Angicos-RN. Como objetivos específicos, a) Caracterizar a organização do espaço-tempo das escolas enquanto dimensão do currículo; b) Conhecer as relações estabelecidas entre os contextos de influência, da produção de texto e da prática na produção de sentidos sobre o PROALE por professores e coordenadores nas escolas lócus da pesquisa; c) Analisar as influências dos contextos Situados, Culturas Profissionais, Contextos Materiais e Contextos Externos na atuação do PROALE por professores e coordenadores no Contexto da Prática. O quadro conceitual está ancorado na abordagem do ciclo de políticas (Stphen J. Ball e colaboradores, 1992; Mainardes, 2006), na teoria da atuação (Ball; Maguire; Braun, 2016). Discuto os conceitos de alfabetização e letramento ancorada em Soares (2021), performatividade com Ball (2002, 2005, 2010) e a concepção de currículo com Lopes e Macedo (2011). O delineamento metodológico desta pesquisa qualitativa contempla pesquisa bibliográfica do tipo estado da arte; pesquisa documental com análise de documentos do PROALE e das escolas; pesquisa de campo com aplicação de questionários e entrevistas semiestruturadas com professores e coordenadores pedagógicos. Este estudo revelou que o PROALE não foi implementado por meio de um processo linear, mas, reinterpretado de acordo com as condições materiais, culturais e estruturais das escolas, sendo ressignificado pelos professores, pois estes mobilizaram suas experiências anteriores e as culturas profissionais, dando sentido a política. Esses resultados oferecem subsídios para futuras investigações em políticas educacionais, por exemplo, como os sujeitos escolares lidam com a cultura da performatividade e accountability difundidas pelas políticas? quais os efeitos da descontinuidade de políticas? pesquisas com outras políticas de alfabetização, a exemplo da Política ProAlfa que se encontra em atuação no Rio Grande do Norte.