OS TEMAS CONTEMPORÂNEOS TRANSVERSAIS NO NOVO ENSINO MÉDIO: ATUAÇÃO E SIGNIFICAÇÃO NO CONTEXTO DA PRÁTICA
Temas Contemporâneos Transversais; Novo Ensino Médio; Políticas Educacionais; Currículo.
O presente trabalho discute acerca dos processos de atuação e significação que compreendem a política de temas transversais em uma escola de ensino médio da rede pública do município de Mossoró-RN. O estudo tem como objetivo central analisar os processos de atuação e significação dos Temas Contemporâneos Transversais - TCT no contexto da prática por professores de uma escola pública de novo ensino médio no município de Mossoró – RN. Como objetivos específicos temos: Analisar as abordagens epistemológicas que compõem o cenário de discussões dos Temas Contemporâneos Transversais; Descrever as articulações discursivas da política de Temas Contemporâneos Transversais no Novo Ensino Médio e Compreender a circularidade do discurso dos temas transversais no novo ensino médio no contexto da prática. Os processos de análises dos dados empíricos se dão fundamentados no quadro teórico que conta com a abordagem do ciclo de políticas (Stphen J. Ball e colaboradores, 1992; Mainardes, 2006) na teoria da atuação (Ball; Maguire; Braun, 2016) no que diz respeito ao campo da política, e os estudos de Lopes e Macedo (2011), Silva (1999), Lopes (2013) e Macedo (1999) que fundamentam as reflexões no campo do currículo, assim como outros diálogos teóricos do campo da metapesquisa realizados junto a Mainardes e Tello (2018); Mainardes e Gandim (2018) e Mainardes (2018). O estudo possibilitou a construção de compreensões acerca dos processos multifacetados que compõem a implementação da política, perpassando diversos contextos desde sua idealização até chegar no ambiente escolar, lugar este, que também implica processos articulatórios para a viabilização da política, uma vez que, dentre as particularidades da instituição e pressões e disputas de espaço e poder no processo de implementação pelos atores que participam, traduzem e significam a política no cotidiano escolar.