FORMAÇÃO HUMANA E PRECEPTORIA NA RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL EM ATENÇÃO BÁSICA/SAÚDE DA FAMÍLIA E COMUNIDADE (MOSSORÓ/RN)
Formação profissional; formação humana; preceptoria; Residência Multiprofissional; educação e saúde.
Esta pesquisa situa-se na intersecção entre as áreas de educação e saúde ao tomar como objeto de estudo a preceptoria como prática pedagógica no âmbito da Residência Multiprofissional em Atenção Básica/Saúde da Família e Comunidade (RMABSFC) - Mossoró/RN. Tem como objetivo central analisar a compreensão de preceptores acerca de suas atuações docentes na RMABSFC, a partir do papel que desempenham no processo formativo das residências em saúde. Para tanto, busca-se identificar as práticas e estratégias desenvolvidas no exercício da preceptoria, bem como os saberes necessários à qualificação do trabalho educativo no contexto do Sistema Único de Saúde (SUS). O referencial teórico fundamenta-se em produções científicas que abordam a educação permanente em saúde, a formação profissional em residências multiprofissionais, docência e processos de aprendizagem no ensino em serviço e constitui enquanto interlocutores autores como Ceccim (2018), Merhy (2004) e Silva (2018), Nóvoa (2002; 2014), Tardif (2002) e Vasconcelos (2015). Trata-se de uma pesquisa qualitativa e de campo, que se desenvolverá por meio de análise documental, levantamento bibliográfico e realização de entrevistas narrativas com preceptores que atuam na aludida Residência. A investigação parte da premissa de que a constituição do preceptor enquanto agente formador ocorre no próprio exercício da atividade laboral, evidenciando um processo dinâmico de construção de saberes, práticas pedagógicas e atuação docente. Nesse contexto, a preceptoria não apenas qualifica a formação dos residentes, mas também fomenta a reflexão crítica dos próprios preceptores sobre suas práticas profissionais, conduzindo a ressignificações no exercício da profissão. Os estudos sobre identidade e atribuições do preceptor na formação em saúde evidenciam a diversidade de concepções acerca de papel fundamental deste profissional, uma vez que ele desempenha funções essenciais na formação de profissionais da saúde. Dessa forma, esta pesquisa almeja contribuir para o aprofundamento das discussões sobre os entrelaçamentos de educação e saúde nos processos de ensino-aprendizagem na preceptoria, além de valorizar percursos formativos que integram vida, formação humana e exercício profissional em saúde.