ELEIÇÃO DE MEMBROS DO CONSELHO ESCOLAR: ESTUDO DE CASO EM UMA ESCOLA DE ENSINO MÉDIO EM MOSSORÓ/RN
Eleição. Conselho Escolar; participação; representação; gestão democrática.
Esta pesquisa traz, para o centro das reflexões, a temática da participação a partir do envolvimento da comunidade escolar no processo de composição e eleição dos membros do Conselho Escolar, através de um estudo de caso em uma escola estadual de ensino médio em Mossoró/RN, cujas perguntas de partida são: como se dá o processo de eleição dos representantes do Conselho Escolar? Há efetiva participação da comunidade escolar nesse processo? Objetiva analisar o processo de eleição dos representantes do Conselho Escolar, tendo em vista a participação da comunidade escolar. Ancorada em um estudo de caso de natureza qualitativo, a pesquisa se utiliza da seguinte metodologia: revisão de literatura, análise documental, observação não participante com uso do diário de pesquisa, entrevista semiestruturada aplicada aos profissionais da escola (gestor, supervisor, coordenador e docentes) e aplicação de questionários aos estudantes e pais. Pretende-se fazer análise de conteudo, adotando como categorias os termos democracia, participação e representação, tendo como aporte teórico as discussões a partir das concepções e dos diálogos estabelecidos por Barroso (2001), Bobbio (2023), Bordenave (2013), Dahl (2001), Demo (2009), Mendonça (2000), Oliveira (2005), Santos (2002) e Saviani (1999). Considerando que a pesquisa encontra-se em fase de inicial, os resultados ainda não foram revelados.