A COMUNICAÇÃO AUMENTATIVA E ALTERNATIVA NA PRÁTICA PEDAGÓGICA COM ALUNOS COM E SEM AUTISMO EM MOSSORÓ – RN
Formação Docente; Comunicação; Inclusão.
A Comunicação Aumentativa e Alternativa (CAA) na prática pedagógica com alunos com Autismo vem instituindo propostas favoráveis à aprendizagem de todas as crianças. Há na literatura, registros de estratégias e recursos utilizados por professoras no processo de inclusão com a CAA no currículo escolar que apresentam resultados positivos. Diante do exposto, o objetivo geral é conhecer a Comunicação Aumentativa e Alternativa e suas formas de uso na prática pedagógica com alunos com e sem autismo. Buscou-se identificar, nas práticas e estratégias do cotidiano do professor, formas de promover a inserção desses recursos no planejamento educacional, quando necessário. Foi feito um estudo de intervenção na realidade da sala de aula, problematizando um contexto específico em uma escola pública da 12ª DIREC, em Mossoró, Rio Grande do Norte-RN/Brasil, direcionada ao ensino fundamental maior, com um professor de História, que tem um aluno com autismo em sua turma do 7º ano. Quanto à metodologia da pesquisa, utilizou-se uma pesquisa de abordagem qualitativa do tipo exploratória e descritiva, buscando explorar e descrever as nuances observadas em lócus. Destaca-se os aspectos dinâmicos, holísticos e individuais da experiência humana, com base nos princípios qualitativos propostos por Gil (2008). A análise dos dados segue os princípios da Análise de Conteúdos de Bardin (2016). Para auxiliar nesse processo, realizou-se uma revisão sistemática da literatura, diário de campo, entrevista semiestruturada e vídeo gravação, por meio da técnica da autoscopia, que subsidiou a realização de atividades escolares com recursos da CAA. Como resultado, reafirma-se a necessidade do professor regente conhecer os recursos e a importância da CAA no processo de comunicação dos alunos com e sem autismo, considerando-se também aqueles que não apresentam comprometimento com a fala funcional. A CAA mostrou-se, no contexto da pesquisa, um recurso essencial para desenvolver e ampliar o processo de leitura e a construção do conhecimento de mundo.