PRÁTICAS COLABORATIVAS ENTRE PROFESSORES DA SALA REGULAR E DO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO: CAMINHOS PARA A EDUCAÇÃO INCLUSIVA
educação inclusiva, prática pedagógica colaborativa, educação infantil
Este trabalho aborda as práticas colaborativas entre professores da sala comum e da sala de recursos multifuncionais. Nessa perspectiva, busca compreender de que maneira essas interações contribuem para o desenvolvimento de práticas pedagógicas inclusivas na Educação Infantil. A pesquisa parte do entendimento de que o ensino colaborativo promove uma educação que atende às necessidades de todos os alunos, com foco no público-alvo da educação especial (PAEE). A implementação de práticas colaborativas visa fortalecer a formação docente, melhorar o desempenho pedagógico e garantir a inclusão educacional dessas crianças. Adotando uma abordagem qualitativa e colaborativa, o estudo valoriza a participação ativa dos professores e do pesquisador, possibilitando reflexões e ressignificações da prática pedagógica. As metodologias incluem narrativas (auto)biográficas, ciclos reflexivos e análise de dados com base nos núcleos de significação. Os resultados esperados incluem a promoção de uma educação inclusiva, o aperfeiçoamento das práticas pedagógicas colaborativas e a construção de uma base teórica e prática que contribua para o desenvolvimento de professores e pesquisadores interessados na inclusão educacional. Os resultados serão compartilhados com a comunidade acadêmica e os colaboradores da pesquisa, visando fomentar reflexões e práticas transformadoras no campo da educação inclusiva.