Banca de QUALIFICAÇÃO: MARIA VALERIA CHAVES DE LIMA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MARIA VALERIA CHAVES DE LIMA
DATA : 07/08/2023
HORA: 10:00
LOCAL: https://meet.google.com/xtp-buzt-udm
TÍTULO:

DIAGNÓSTICO SITUACIONAL DAS PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES (PICS) NA VI REGIÃO DE SAÚDE DO RIO GRANDE DO NORTE (VI RS/RN)


PALAVRAS-CHAVES:

Atenção Primária à Saúde, Gestão em Saúde, Política de Saúde, Terapias Complementares.


PÁGINAS: 143
RESUMO:

Objetivou-se analisar o diagnóstico situacional das Práticas Integrativas e Complementares (PICS) executadas na Atenção Primária de Saúde (APS) junto aos municípios da VI Região de Saúde (RS) do Rio Grande do Norte. Trata-se de uma pesquisa descritiva e exploratória de abordagem qualitativa realizada na VI Região de Saúde/Rio Grande do Norte (VI RS/RN), composta por 37 municípios. A taxa de resposta da pesquisa foi de 97,30% (36 municípios). Os participantes foram constituídos por 31 secretários de saúde (Grupo 1); 31 coordenadores da APS (Grupo 2); e 4 profissionais de saúde (Grupo 3) que executam as PICS, selecionados seguindo critérios de inclusão e exclusão. A coleta de dados foi realizada através de entrevista semiestruturada com os participantes do estudo. Identificada as experiências de PICS, realizou-se a observação não participante conforme roteiro norteador com os profissionais de saúde. Os dados foram analisados seguindo a Técnica de Análise de Conteúdo (TAC) segundo Laurence Bardin. Dos 37 municípios, 7 (18,92%) ofertam PICS como rotina de atendimento; 6 (16,22%) ofertaram PICS em algum momento, mas, suspenderam a oferta rotineira; 5 (13,51%) ofertam PICS de modo esporádico e sem padronizações; 6 municípios (43,24%) nunca ofertaram PICS; 2 (5,41%) estão em processo de implantação da oferta em 2023 e; 1 município (2,7%) não respondeu. As PICS citadas nas rotinas dos municípios foram: Auriculoterapia, Ventosaterapia e Acupuntura, enquanto que, nas ofertas esporádicas acrescentou-se: Shantala, Plantas Medicinais, Musicoterapia, Aromaterapia e Cromoterapia. Nas propostas de implantações futuras, além das PICS, anteriormente citadas, 1 município (2,7%) demonstrou interesse em implantar a Dança Circular, além disso, a pluralidade dos municípios atrela o uso de PICS à oferta em grupos específicos e, não necessariamente, a população geral. Mediante o encontrado nas análises é notório que a maior parte dos municípios possui pouco conhecimento sobre a Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares, bem como da Política Estadual que orienta para esta oferta, proporcionalmente, os municípios esperam que haja incentivo financeiro para que se exista a oferta constante e de rotina das PICS na APS, seja esse incentivo estatal ou federativo.


MEMBROS DA BANCA:
Interna - 12258 - KALYANE KELLY DUARTE DE OLIVEIRA
Interno - 12614 - RODRIGO JACOB MOREIRA DE FREITAS
Externa ao Programa - 3343 - JANIEIRY LIMA DE ARAÚJO
Externo à Instituição - ANTONIO RODRIGUES FERREIRA JÚNIOR - UECE
Notícia cadastrada em: 04/08/2023 17:38
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UERN - (84) 3315-2222 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - app01-uern.info.ufrn.br.app01-uern