Área de Concentração

O Programa é constituído por 1 (uma) Área de Concentração: Ciências da saúde, e por duas Linhas de Pesquisa:

Saúde e Sociedade

O Mestrado Acadêmico em Saúde e Sociedade surge na medida em que agrega e articula diferentes áreas de conhecimento,potencializando cada dimensão singular, tendo como fim a transformação dos saberes e das práticas vigentes no contexto da produção e reprodução das ações em saúde. Essa forma de pensar e investigar se constituirá em contribuições para a produção do conhecimento, que deverão ser revertidas em intervenções no âmbito das políticas, da gestão, da docência, da clínica, da terapêutica e das práticas em saúde, tendo sempre como horizonte a melhoria da qualidade dos serviços de saúde e da educação superior em saúde no nosso país.

Linhas de Pesquisa

I - Aspectos epidemiológicos, clínicos, diagnósticos e terapêuticos das doenças, agravos e atenção à Saúde:

Esta linha de pesquisa relaciona-se a investigação epidemiológica e clínica, onde são pesquisados métodos diagnósticos, terapêuticos, prognósticos das doenças, fatores de risco e estratégias de prevenção às doenças, agravos e atenção à saúde com ênfase nas suas utilidades nas práticas profissionais de saúde.

II - Fisiopatologia das Doenças e Agravos à Saúde:

Esta linha de pesquisa investiga aspectos genéticos, moleculares, morfológicos, fisiológicos, fisiopatológicos, mecanismos celulares comportamentais e psicossociais envolvidos na promoção da saúde e/ou patogênese das doenças, bem como as alterações morfofuncionais e evolução dos processos patológicos humanos e dos agravos à saúde e das respostas adaptativas que o organismo humano desenvolve nestas condições.

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UERN - (84) 3315-2222 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - app02-uern.info.ufrn.br.app02-uern