Banca de DEFESA: VINÍCIUS ILEY OLIVEIRA RODRIGUES

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : VINÍCIUS ILEY OLIVEIRA RODRIGUES
DATA : 29/08/2023
HORA: 14:00
LOCAL: Faculdade de Ciências da Saúde - FACS / Google meeting
TÍTULO:

CONHE(S)ER APP: CRIAÇÃO E VALIDAÇÃO DE UM APLICATIVO MÓVEL DE PROMOÇÃO EM SAÚDE MENTAL E EDUCAÇÃO EM SAÚDE


PALAVRAS-CHAVES:

Aplicativos Móveis; Educação em Saúde; Saúde Mental


PÁGINAS: 93
RESUMO:

Introdução: O uso da tecnologia móvel tem se tornado cada vez mais necessário na
sociedade contemporânea, ocasionando efeitos negativos e positivos nos usuários,
na área da saúde, para identificar, rastrear e tratar condições de forma precoce nos
indivíduos podem ser determinantes para todo e qualquer quadro clínico. Objetivos:
Criar e validar um aplicativo móvel gratuito que avalie transtornos mentais comuns e
sentido de vida, com informações educativas sobre esses construtos, de modo a
atender à necessidade dos usuários promovendo saúde e educação. Metodologia:
O estudo foi dividido em três etapas: a 1ª (primeira) etapa contemplou a criação do
conteúdo do aplicativo, do processo de design e a programação. Na 2ª (segunda)
etapa o aplicativo foi a avaliação dos especialistas na área de avaliação psicológica
e psicologia clínica, na área de tecnologia. Na 3ª (terceira) e última etapa decorrerá
o estudo piloto. Para o estudo piloto foi utilizada uma amostragem bola de neve,
sendo esta uma forma de amostra não-probabilística. Devido a esse tipo de
amostragem, foi estipulado um período de tempo para a coleta de dados, sendo
entre 24 de Abril de 2023 a 24 de Maio de 2023. Resultados: O ConheSer, foi
idealizado a partir de duas palavras: Conhecer e Ser, na expectativa do sujeito poder
se auto-conhecer para assim, ser quem si é, a partir de uma leitura fenomenológica.
Para o Design, utilizou-se a ferramenta Figma, onde desenvolveu-se a interface do
usuário e o protótipo. No que diz respeito a programação realizou-se a partir do
NodeJS (Backend, Api), para o banco de dados o Postgresql e para indexar o APP a
partir do Flutter. No processo da programação, entra a codificação dos processos
anteriores, para gerar a aplicação. Onde uni o design com o wireframe. O processo
de validação dos juízes, muito bem qualificados (40% Doutores e 60% Mestres),
avaliaram o material educativo como adequado, obtendo escore 0,88 no IVC, bem
como adequado ao público, pontuando 86 no SAM. Avaliando o aplicativo em um
geral, os juízes compreenderam, a partir do coeficiente de Kappa que o aplicativo é
adequado aos objetivos, onde obteve escore 90 significando adequação. Posterior a
validação dos juízes, decorreu o estudo piloto, onde foi possível ver a estabilidade
do aplicativo, mantendo-se estável e armazenando os dados corretamente. Além
disso, foi coletado informações sobre como os usuários enxergam a usabilidade do
aplicativo dos 52 participantes, 76,9% avaliaram como melhor imaginável e 100%
destes classificaram entre melhor imaginável, excelente e bom, compreendendo a
partir dos parâmetros do SUS que o aplicativo é usual. Conclusão: Esta pesquisa
evidenciou os processos de criação e validação de um aplicativo móvel, visando
promoção de saúde mental e educação em saúde. É perceptível a partir da
avaliação dos juízes que o aplicativo tem potencialidade para o que foi projetado, em
todas as avaliações obteve ótimos escores.


MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 4525 - ADALBERTO VERONESE DA COSTA
Interna - 13050 - GLEBIA ALEXA CARDOSO
Externo à Instituição - WASHINGTON SALES DO MONTE - UFERSA
Notícia cadastrada em: 16/08/2023 12:55
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