Banca de QUALIFICAÇÃO: JOSÉ ANTONIO DA SILVA JÚNIOR

DISCENTE : JOSÉ ANTONIO DA SILVA JÚNIOR
DATA : 27/11/2023
LOCAL: Google Meeting - https://meet.google.com/oax-ownh-kso

ASSOCIAÇÃO ENTRE DIAGNÓSTICOS DE ENFERMAGEM E FATORES SOCIODEMOGRÁFICOS, CLÍNICOS E DE AUTOCUIDADO EM PESSOAS COM DOENÇA DE CHAGAS CRÔNICA

Doença de Chagas; Cuidados de Enfermagem; Processo de Enfermagem; Diagnóstico de Enfermagem; Terminologia Padronizada em Enfermagem.

Introdução: A doença de Chagas é uma doença negligenciada que apresenta-se nas formas clínicas indeterminada, cardíaca, digestiva e cardiodigestiva. No Brasil estima-se 3,2 milhões de casos em 2020, sendo o Rio Grande do Norte considerado de risco limitado. Nessa perspectiva, enfermeiros desempenham papel crucial no cuidado, sendo a Sistematização da Assistência de Enfermagem uma ferramenta essencial. Ainda é escassa a literatura científica acerca dos cuidados de Enfermagem para as pessoas com doença de Chagas, principalmente no que se refere aos Diagnósticos de Enfermagem. Objetivos: Identificar os principais Diagnósticos de Enfermagem entre utilizados nos portadores de Doença de Chagas Crônica acompanhados no Ambulatório de Doença de Chagas da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte; Verificar a associação entre os Diagnósticos de Enfermagem e as variáveis sociodemográficas e hábitos de vida; Verificar a associação entre os Diagnósticos de Enfermagem e as variáveis clínicas e aspectos de autocuidado. Materiais e métodos: Estudo transversal e descritivo, com abordagem quantitativa, realizado na Mesorregião do Oeste Potiguar. A pesquisa foi conduzida no Ambulatório de Doença de Chagas da Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte que acompanha em média 162 atendimentos por ano. Após a realização do cálculo, a amostra consistiu em 98 pessoas com Doença de Chagas crônica. Foram feitas consultas de enfermagem guidas por um instrumento de coleta de dados e seguindo a Teoria de Orem, com anamnese e exame físico. Os Diagnósticos de Enfermagem foram traçados com base na 12ª edição dos Diagnósticos de Enfermagem da North American Nursing Diagnosis Association – International. A análise envolveu estatísticas descritivas e testes estatísticos, como quiquadrado de Pearson e Teste Exato de Fisher A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Resultados: Os principais Diagnósticos de Enfermagem encontrados foram Estilo de vida sedentário, Risco de função cardiovascular prejudicada e Conhecimento deficiente. As variáveis sociodemográficas e clínicas tiveram associação estatística com os Diagnósticos de Enfermagem de Risco de função cardiovascular prejudicada, Deglutição prejudicada, Sobrepeso, Engajamento diminuído em atividades de lazer, Eliminação urinária prejudicada, Risco de quedas no adulto, Ansiedade, Insônia e Conhecimento deficiente. Discussão: Quanto aos Diagnósticos de Enfermagem, a discussão é incipiente, mas os resultados apontam para necessidades específicas de cuidado. Por mais que não sejam regra, entender quais são os principais Diagnósticos de Enfermagem presentes em pessoas com doença de Chagas mostra como é heterogênia a realidade das necessidades de cuidados dessa população. Assim, cabe aos profissionais de enfermagem torna-se mais vinculado ao conhecimento e discussão sobre a assistência das pessoas com doença de Chagas. Conclusão: Os resultados da pesquisa proporcionaram um mapeamento crucial dos principais Diagnósticos de Enfermagem em pacientes com doença de Chagas, oferecendo uma base para o desenvolvimento de planos de cuidados regionais e nacionais. O Ambulatório de Doença de Chagas da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, inicialmente centrado em atendimentos médicos, nutricionais e psicológicos, agora incorpora a consulta de enfermagem, fortalecendo a abordagem interprofissional. Sugere-se futuros estudos longitudinais para avaliar a eficácia do autocuidado nessa população com base nas particularidades da doença de Chagas.

Externo à Instituição - PEDRO MIGUEL DE ALMEIDA MELO
Externo à Instituição - MARCOS VENÍCIOS DE OLIVEIRA LOPES - UFC