Banca de DEFESA: NÍVIA SAMARA DANTAS DE MEDEIROS

DATA : 21/02/2024
LOCAL: Google Meeting - https://meet.google.com/zqq-dtck-ifa

RISCO DE FUNÇÃO HEPÁTICA PREJUDICADA EM PESSOAS VIVENDO COM HIV

Diagnósticos de Enfermagem. Teoria de Médio Alcance. Fatores de risco. Fígado. Infecções por HIV.

Objetivou-se revisar e validar o diagnóstico de enfermagem Risco de função hepática prejudicada em pessoas vivendo com HIV a partir do desenvolvimento de uma teoria de médio alcance. Trata-se de um estudo metodológico, desenvolvido em duas etapas, sendo essas: validação teórico-causal e análise de conteúdo. Na primeira etapa foi construída uma teoria de médio alcance para a revisão do diagnóstico de enfermagem risco de função hepática prejudicada, seguindo seis etapas, sendo essas: seleção dos estudos em conjunto por similaridades, classificação dos estudos e identificação dos principais conceitos, construção de definição de conceitos, construção de pictograma com interrelação dos conceitos, construção de proposições e construção das relações de causalidade entre os conceitos para fornecer evidências para a prática. A primeira etapa da teoria de médio alcance foi operacionalizada a partir de uma Scoping Review, com elaboração de protocolo construído de acordo com o manual do Joanna Briggs Institute. Na segunda etapa, o diagnóstico revisado foi submetido a avaliação de 10 juízes. Os dados coletados foram submetidos à análise estatística pelo cálculo do Índice de Validade de Conteúdo, utilizando teste paramétrico, considerando o valor p > 0,05. Este estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, sob o parecer nº 5.805.002. Foram identificados seis atributos essenciais e 21 antecedentes clínicos, em que se verificou novos quatro fatores de risco, sete populações em risco e dez condições associadas ao diagnóstico de enfermagem Risco de função hepática prejudicada. Este estudo promoverá benefícios à prática assistencial da enfermagem, permitindo identificar evidências referentes ao Risco de função hepática prejudicada em pessoas vivendo com HIV, subsidiando um melhor raciocínio clínico dos enfermeiros, além de contribuir com a elevação do nível de evidência do diagnóstico de enfermagem revisado, possibilitando a realização de intervenções mais assertivas e eficazes a partir da identificação dos fatores de risco, populações em risco e condições associadas.

Externo ao Programa - 5417 - DULCIAN MEDEIROS DE AZEVEDO
Externa à Instituição - DÂNDARA NAYARA AZEVÊDO DANTAS - UFRN