Banca de DEFESA: JOSÉ ANTONIO DA SILVA JÚNIOR

DISCENTE : JOSÉ ANTONIO DA SILVA JÚNIOR
DATA : 22/02/2024
LOCAL: Google Meeting - https://meet.google.com/oax-ownh-kso

ASSOCIAÇÃO ENTRE DIAGNÓSTICOS DE ENFERMAGEM E FATORES SOCIODEMOGRÁFICOS, CLÍNICOS E DE AUTOCUIDADO EM PESSOAS COM DOENÇA DE CHAGAS CRÔNICA

Doença de Chagas; Cuidados de Enfermagem; Processo de Enfermagem; Diagnóstico de Enfermagem; Terminologia Padronizada em Enfermagem.

Introdução: A doença de Chagas é uma doença negligenciada que se apresenta nas formas clínicas indeterminada, cardíaca, digestiva e cardiodigestiva. No Brasil estima-se 3,2 milhões de casos em 2020. Nessa perspectiva, os enfermeiros desempenham papel crucial no cuidado, sendo a Sistematização da Assistência de Enfermagem uma ferramenta essencial. A literatura científica sobre cuidados de enfermagem em pessoas com doença de Chagas, especialmente em Diagnósticos de Enfermagem, é escassa. Objetivos: Identificar os principais Diagnósticos de Enfermagem presentes entre as pessoas com Doença de Chagas Crônica acompanhadas no Ambulatório de Doença de Chagas da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte(ADOC/UERN); Verificar a associação entre os Diagnósticos de Enfermagem e as variáveis sociodemográficas e hábitos de vida; Verificar a associação entre os Diagnósticos de Enfermagem e as variáveis clínicas e aspectos de autocuidado. Materiais e métodos: Estudo transversal e descritivo, com abordagem quantitativa, realizado na Mesorregião do Oeste Potiguar. A pesquisa foi conduzida no ADOC/UERN que acompanha em média 162 atendimentos por ano. Após a realização do cálculo, a amostra consistiu em 96 pessoas com Doença de Chagas crônica. Foram feitas consultas de enfermagem guiadas por um instrumento de coleta de dados e seguindo a Teoria de Orem, com anamnese e exame físico. Os Diagnósticos de Enfermagem foram traçados com base na 12ª edição dos Diagnósticos de Enfermagem da NANDA–I. A análise envolveu estatísticas descritivas e testes estatísticos, como quiquadrado de Pearson e Teste Exato de Fisher A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Resultados: Os principais Diagnósticos de Enfermagem encontrados foram Estilo de vida sedentário, Risco de função cardiovascular prejudicada e Conhecimento deficiente. As variáveis sociodemográficas e clínicas tiveram associação estatística com os Diagnósticos de Enfermagem de Risco de função cardiovascular prejudicada, Deglutição prejudicada, Sobrepeso, Engajamento diminuído em atividades de lazer, Eliminação urinária prejudicada, Risco de quedas no adulto, Ansiedade, Insônia e Conhecimento deficiente. Discussão: Os Diagnósticos de Enfermagem destacam a necessidade de ampliar a assistência além das características fisiológicas da doença, identificando cuidados específicos para pacientes, apesar de diferentes contextos. Há urgência em repensar o processo de construção do conhecimento, promovendo a abordagem da doença de Chagas em cursos de graduação na saúde, especialmente em regiões endêmicas. Além disso, é essencial investir em educação permanente para profissionais de saúde e programas de educação em saúde para fortalecer o conhecimento sobre a doença, seus riscos cardiovasculares, as mudanças necessárias no estilo de vida e promover o autocuidado das pessoas afetadas e seus cuidadores. Conclusão: Os Diagnósticos de Enfermagem desta pesquisa abordam não apenas a clínica da doença de Chagas, mas também fatores sociais, físicos, comportamentais, econômicos, espirituais e familiares, fundamentais para compreender a complexidade do indivíduo. Isso possibilita a elaboração de planos de cuidados integrados, destacando a necessidade de programas de assistência regional e nacional para pessoas com doenças crônicas, incluindo estratégias de intervenção e educação em saúde.

Interno - 4902 - CLEBER DE MESQUITA ANDRADE
Interna - 4256 - ELLANY GURGEL COSME DO NASCIMENTO