Banca de QUALIFICAÇÃO: OZIAS RODRIGUES DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : OZIAS RODRIGUES DA SILVA
DATA : 20/10/2023
HORA: 15:00
LOCAL: video conferencia. https://meet.google.com/nae-qikg-mbd
TÍTULO:

O COMBATE A ESCASSEZ HÍDRICA NO SEMIÁRIDO BRASILEIRO: Associativismo e Estruturas de oportunidades no município de Antônio Martins-RN.


PALAVRAS-CHAVES:

Associativismo. Vulnerabilidade social. Escassez hídrica.

 


PÁGINAS: 45
RESUMO:

RESUMO

 

A problemática acerca dos recursos hídricos tem sido nas últimas décadas foco de grandes discussões, sobretudo, pela sua importância no que se refere às diversas formas de utilização e manutenção de todas as espécies de vida no planeta. Tal problemática se intensifica no caso do semiárido brasileiro, pois de  acordo com Castro (2000), cerca de 80% do seu território tem como característica natural, um clima tropical semiárido, sujeito a secas periódicas e que, tal fenômeno natural, associado a ausência de uma boa gestão dos recursos hídricos, caracteriza um quadro de escassez hídrica. De acordo com Cirilo (2008). Tal escassez em um determinado domicílio, ou população os torna suscetíveis  à condição de vulnerabilidade. Portanto, a pesquisa tem como objetivo, compreende como o associativismo local contribui para o surgimento de estruturas de oportunidade inibidoras da vulnerabilidade social frente à escassez hídrica no município de Antônio Martins-RN. A pesquisa justifica-se pela necessidade de compreender o papel do associativismo local, visto que as associações comunitárias têm sido por muito tempo uma maneira de discutir os mecanismos para superação dos problemas decorrentes da escassez hídrica local,  sobretudo em períodos de secas prolongadas. Portanto, trata-se de uma pesquisa qualitativa com caráter descritivo, na qual realizaremos entrevistas e questionários semiestruturados, como instrumentos de coleta de dados, a fim de obtermos como resultado, a resposta para o seguinte problema: como o associativismo local contribui para o surgimento e conservação de estruturas de oportunidade, e como estas possibilitam a inibição da vulnerabilidade social frente à escassez hídrica presente no município de Antônio Martins/RN?

 

PALAVRAS- CHAVES: Associativismo. Vulnerabilidade social. Escassez hídrica.

 


MEMBROS DA BANCA:
Interna - 6117 - LARISSA DA SILVA FERREIRA ALVES
Externo à Instituição - RICHARDSON LEONARDI MOURA DA CAMARA - UFRN
Presidente - 024.118.294-85 - ÂNGELO MAGALHÃES DA SILVA - UFERSA
Notícia cadastrada em: 20/10/2023 12:39
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UERN - (84) 3315-2222 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - app02-uern.info.ufrn.br.app02-uern