Banca de DEFESA: GLAUCIA CLÉLIA DE SOUSA FREITAS

DISCENTE : GLAUCIA CLÉLIA DE SOUSA FREITAS
DATA : 31/10/2023
LOCAL: :: https://meet.google.com/cjs-hdob-cdm

PERCEPÇÕES DE DOCENTES E DISCENTES SOBRE A OBRA MEMORIAL DE MARIA MOURA: A DESIGUALDADE DE GÊNERO EM TEMPOS PATRIARCAIS

Gênero. Patriarcado. Contexto Escolar.

O debate sobre a questão de gênero no país é um tema que merece destaque na contemporaneidade. Com o crescimento do ultraconservadorismo sociopolítico, vivencia-se o fortalecimento do patriarcado e o aumento da violência contra a mulher no território brasileiro. Esta pesquisa tem como objetivo compreender as percepções de gênero entre docentes e discentes, no ensino médio, a partir da obra Memorial de Maria Moura, da autora Rachel de Queiroz (2021). A pesquisa foi realizada com docentes e discentes que compõem a turma do 3º ano da Escola Integral Cidadã Estadual de Ensino Fundamental e Médio Francisco Maia, situada no município de Jericó-PB. Como procedimentos metodológicos, utilizou-se da abordagem qualitativa, combinando o estudo de campo com a pesquisa-interventiva. Como instrumento de coleta de dados utilizou-se o grupo focal e a entrevista semiestruturada, com intuito de contribuir para as discussões do estudo de gênero no âmbito escolar, pautadas pelo debate sobre a superação da discriminação, preconceitos e violência contra mulher, sob o viés da literatura. Dos resultados, pode-se inferir que a obra Memorial de Maria Moura, por meio da personagem principal, transgride os padrões de comportamentos impostos à mulher, possibilitando, assim, a reflexão sobre a condição e senso de emancipação da mulher, no Brasil atual. Inferindo também como a escola, enquanto espaço de aprendizagens, pode contribuir na desconstrução dos estigmas sociais, preconceitos, violências, em favor da igualdade de gênero, no território em que estão inseridos.

Interno - 4240 - BERTULINO JOSE DE SOUZA
Interna - 3329 - SIMONE CABRAL MARINHO DOS SANTOS