Banca de QUALIFICAÇÃO: FRANCISCO CARLOS FILHO

DISCENTE : FRANCISCO CARLOS FILHO
DATA : 29/11/2023
LOCAL: Sala do Google Meet

O MODELO DE ESCOLA CIDADÃ INTEGRAL DO ESTADO DA PARAÍBA: O CURRÍCULO DO ENSINO MÉDIO E SUAS IMPLICAÇÕES NA EDUCAÇÃO ESCOLAR DA REGIÃO DE SOUSA-PB

Escola cidadã integral; Currículo; Ensino médio

A educação, em todas as suas nuances, faz parte da construção das sociedades, ajudando no processo de crescimento e evolução das nações, transformando os sujeitos e proporcionando aos mesmos, formação de competências, habilidades, consciência crítica e de pensamento, promovendo cidadania, autonomia e participação social. A Lei nº 9.394, em seu Art. 2º, trata sobre a educação, dever da família e do Estado, inspirada nos princípios de liberdade e nos ideais de solidariedade humana, tem por finalidade o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho (BRASIL, 1996). Todavia, é preciso planejar, pensar, refletir e discutir as melhores alternativas e possibilidades de construção de um modelo eficaz e eficiente de ensino e a aprendizagem. A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) afirma, de maneira explícita, o seu compromisso com a educação integral. Os currículos e o que ensinar, têm marcado nossas identidades e trajetórias profissionais. Os cursos de licenciatura, aqueles que “formam os professores” exigidos pelas escolas a tempo completo, a vida completa. O presente trabalho tem como objetivo analisar a educação pública numa perspectiva de educação integral e em tempo integral, observando os diversos parâmetros, planos, programas, leis educacionais, diretrizes e/ou propostas curriculares que preveem este modelo de ensino, refletindo sobre sua importância para a construção da cidadania e como a escola integral pode contribuir para a melhoria das aprendizagens, saberes e conhecimentos, bem como, no desenvolvimento de competências e habilidades para o século XXI, para o mundo do trabalho, para a vida em sociedade e à pratica social.

Presidente - 3826 - CICERO NILTON MOREIRA DA SILVA
Interna - 3329 - SIMONE CABRAL MARINHO DOS SANTOS