Banca de DEFESA: THINALY SUELLEN SOUSA MACHADO LOPES

DISCENTE : THINALY SUELLEN SOUSA MACHADO LOPES
DATA : 05/12/2023
LOCAL: Google Meet

IMPACTOS SOCIOAMBIENTAIS DEFLAGRADOS POR EVENTOS PLUVIOMÉTRICOS NA REGIÃO GEOGRÁFICA IMEDIATA DE CAJAZEIRAS/PB: UMA ANÁLISE TERRITORIAL DOS DESASTRES NATURAIS

Desastres hidrometeorológicos; Impactos socioambientais; Vulnerabilidade.

A Região Geográfica Imediata de Cajazeiras se localiza no extremo oeste da Paraíba e possui 12 municípios, a saber: Bom Jesus, Bonito de Santa Fé, Cachoeira dos Índios, Cajazeiras, Carrapateira, Monte Horebe, Poço de José de Moura, Santa Helena, São João do Rio do Peixe, São José de Piranhas, Serra Grande e Triunfo. Juntos, os municípios possuem uma estimativa populacional de mais de 155 mil habitantes, distribuídas em um território de 2.963,6 quilômetros quadrados, considerado um contingente populacional relevante. Este trabalho apresenta a problemática central acerca da amplitude temporal e espacial dos desastres hidrometeorológicos que ocorrem na Região Geográfica Imediata de Cajazeiras/PB, deflagrados pelos eventos intensos e extremos de chuva. Tal problemática se delimitou, portanto, na hipótese de que, se os desastres naturais hidrometeorológicos são deflagrados por eventos pluviométricos intensos e extremos, então necessita-se da verificação de informações acerca da capacidade desses eventos em produzir impactos no espaço geográfico, da dimensão dos danos em escala regional e dos desafios e critérios para a criação de políticas públicas voltadas à proteção da sociedade no enfrentamento dos danos, o que compreende, diante dessas conjunturas, na análise ambiental em detrimento do meio socioambiental, bem como, do planejamento necessário diante das realidades atuais dos territórios. Apesar da constatação de que os eventos de chuvas intensas e extremas deflagram desastres de ordem hidrológica, ainda não foi explorada a questão dos registros de desastres hidrológicos e geológicos associados às ocorrências dos eventos pluviais em uma amplitude escalonar maior, ou seja, em escala regional. Este trabalho, fundamentado em três relevantes conceitos: Região Geográfica, Climatologia Regional e Desastres Naturais, teve sua estrutura teórica baseada nas características pluviométricas da Região Geográfica Imediata de Cajazeiras/PB, com ênfase nos Desastres Naturais associados aos eventos pluviométricos extremos nos territórios e apresentou como objetivo geral avaliar a ocorrência de desastres naturais associados a eventos pluviométricos intensos e extremos na Região Geográfica Imediata de Cajazeiras/PB entre os anos 2003 e 2021. Para o cumprimento dos objetivos, seis etapas foram necessárias: 1) Pesquisa bibliográfica; 2) Coleta dos dados pluviométricos; 3) Organização e tratamento dos dados em planilhas; 4) Identificação dos impactos causados pelos eventos pluviométricos extremos e os desastres naturais resultantes; 5) Análise dos dados obtidos por meio da observação dos indicadores considerados na pesquisa e 6) Representação espacial das informações climáticas e dos desastres naturais através de mapas temáticos em escala regional e de cada município. Foram identificados 16 desastres hidrometeorológicos na região, sendo dois no ano de 2004, nove no ano de 2008 e 5 no ano de 2009. Na análise do evento que possui registro de avaliação de danos – AVADAN, verificou-se que os danos ocorreram tanto com impactos na sociedade, quanto nos sistemas ambientais. Dentre os danos humanos registrados, destaca-se o total de pessoas atingidas diretamente: 379 pessoas, onde foram contabilizadas residências danificadas e destruídas, sendo o impacto mais direto nas pessoas. Verificou-se que os municípios de Triunfo, Poço de José de Moura e São João do Rio do Peixe podem ser considerados a área crítica da Região Geográfica Imediata de Cajazeiras aos eventos adversos de natureza hidrometeorológica devido às condições naturais, uso e ocupação do solo, ocorrência de eventos pluviométricos e vulnerabilidade à inundação, seja em trechos fluviais ou em todo o recorte municipal.

Interno - 3822 - FRANKLIN ROBERTO DA COSTA
Interno - 050.863.304-40 - JORGE LUIS DE OLIVEIRA PINTO FILHO - UFERSA