Banca de DEFESA: ELTON FELIX DA SILVA SOUZA

DISCENTE : ELTON FELIX DA SILVA SOUZA
DATA : 07/06/2024
LOCAL: Ambiente virtual

UM ESTUDO SOBRE O MODELO EDUCACIONAL E HUMANISTA DE KANT: UM OLHAR SOBRE O PROJETO DE VIDA DO ALUNO

Kant; Metodologia; Autonomia; Projeto de vida.

O presente trabalho tem como título “Um estudo sobre o modelo educacional e humanista de Kant: um olhar sobre o projeto de vida do aluno”, tem como foco criar um modelo metodológico para o ensino de filosofia que atenda a competência seis da BNCC-EM, favorecendo a elaboração de “projetos de vida” os quais manifestem as diretrizes fixadas pela referida competência, tendo como eixo fundamental o modelo educacional de Kant, tal como se expressa em sua obra “Sobre a Pedagogia”. Esse modelo possibilitará ao aluno adquirir uma postura autônoma e emancipadora, capaz de encontrar em si mesmo todos os motivos para deliberar em torno de seu projeto de vida. Neste sentido, o modelo ressalta a necessidade de o homem sair do que ele chama de “estado selvagem” para atingir, através de uma contínua formação física, intelectual e moral, a excelência do caráter, o espírito crítico, configurando assim, a sua emancipação, que é condição necessária para o pensar e o agir com autonomia. A ideia deste trabalho é examinar as condições de possibilidade desse modelo educacional ser referência para promover nos estudantes do Ensino Médio as competências necessárias ao desenvolvimento do projeto de vida. A pesquisa é de cunho exploratório e terá uma abordagem qualitativa onde o foco dessa pesquisa estabelecerá o procedimento relacionado ao estudo de caso, tem como público-alvo três turmas da 1ª série do Ensino Médio, da Escola Estadual de Ensino Médio em Tempo Integral Professor Francisco Veras – Angicos/RN. A metodologia foi dividida em três momentos: o primeiro, aplicação de técnicas de discussão e análise dos conceitos da ética de Kant e sua pedagogia (a ideia nessa parte é que o aluno interiorize alguns conceitos que serão fundamentais para a terceira parte); o segundo, o estudo da pedagogia e da ética de Kant; terceiro, a construção do projeto de vida, onde será fundamentado através das categorias abordados por Kant em sua obra “Sobre a Pedagogia”, são elas: o disciplinar, cultivar, civilizar e a moralidade. A metodologia desenvolvida e aplicada nesse trabalho trouxe resultados positivos em sua avaliação na aplicação prática, e consequentemente, ela contribuiu para a promoção da autonomia e emancipação dos estudantes em relação aos seus projetos de vida.

Presidente - 3293 - JOSAILTON FERNANDES DE MENDONÇA
Externo à Instituição - MARCIO DE LIMA PACHECO - UFRN