Banca de DEFESA: FRANCISCA ROMELHA ALEXANDRE

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : FRANCISCA ROMELHA ALEXANDRE
DATA : 25/03/2024
HORA: 09:30
LOCAL: Campus Avançado de Pau dos Ferros - CAPF/UERN
TÍTULO:

AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NO CONTEXTO PÓS ENSINO REMOTO EMERGENCIAL: UMA ANÁLISE NO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE MARCELINO VIEIRA/RN


PALAVRAS-CHAVES:

Avaliação da aprendizagem. Ensino Remoto Emergencial. Ciclo de Alfabetização. Impasses. Possibilidades.


PÁGINAS: 120
RESUMO:

Este trabalho dissertativo está inserido no âmbito das pesquisas que contemplam a avaliação da aprendizagem no contexto pós Ensino Remoto Emergencial, com foco nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Para tanto, esta dissertação foi guiada pela seguinte questão de pesquisa: Como a avaliação da aprendizagem discente está se efetivando no contexto pós Ensino Remoto Emergencial, em termos de concepções docentes, impasses e possibilidades pedagógicas vivenciadas durante este ensino, no Ciclo de Alfabetização de uma escola pública?  Diante de tal indagação, para responder à questão, delimitou-se como objetivo geral compreender como a avaliação da aprendizagem discente está se efetivando no contexto pós Ensino Remoto Emergencial, na perspectiva de apontar concepções docentes acerca da avaliação da aprendizagem, impasses e possibilidades pedagógicas vivenciadas durante este ensino em uma escola da rede pública municipal de Marcelino Vieira/RN. Desenhando a estrutura metodológica, tem-se uma pesquisa de abordagem qualitativa, do tipo bibliográfica e de campo. Em termos de instrumentos para a coleta e construção dos dados, foram realizadas observações in loco e uma entrevista semiestruturada com duas docentes, que lecionavam em turmas de 1º e 2º anos do Ensino Fundamental de uma escola pública do município de Marcelino Vieira/RN. Os dados da entrevista foram analisados por meio da Análise de Conteúdo proposta por Bardin (2011) à luz dos referenciais teóricos utilizados nesta pesquisa, pontuando discussões relacionadas ao contexto pós Ensino Remoto Emergencial e a avaliação da aprendizagem no Ciclo de Alfabetização. As análises provenientes deste trabalho investigativo, evidenciam que o processo de avaliação da aprendizagem no Ciclo de Alfabetização pós Ensino Remoto, apontam que as professoras colaboradoras evidenciam ao tratar as suas concepções de avaliação da aprendizagem mais aspectos práticos e metodológicos do que uma concepção propriamente definida, considera-se também que as professoras citaram impasses focalizados principalmente no registro da avaliação dos alunos, por conta de faltas recorrentes dos alunos, falta de apoio familiar, descompasso nas aprendizagem influenciadas pela ausência da Educação Infantil realizada de forma presencial,  e desafios relacionados as vivências dos alunos. Sobre as possibilidades pedagógicas, vislumbram-se as atividades de acompanhamento individual e coletivo, e os registros como ferramenta de acompanhamento e sistematização da avaliação da aprendizagem, além da realização de atividades diversificadas para diferentes grupos de alunos da turma. Diante dos impasses e possibilidades encontrados, as reflexões pedagógicas apresentadas têm como objetivo contribuir e aprimorar as práticas docentes.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 3334 - MARIA DA CONCEIÇÃO COSTA
Interna - 1833 - DÉBORA MARIA DO NASCIMENTO
Externa à Instituição - CLÉCIDA MARIA BEZERRA BESSA - UFERSA
Notícia cadastrada em: 25/03/2024 08:39
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