MEDIAÇÃO DE LEITURA COM LITERATURA NEGRA NOS ANOS INICIAIS NO CONTEXTO DO PROGRAMA BALE
Contação e reconto de histórias; literatura negra; mediação de leitura.
Este estudo tem como objetivo analisar a relevância do trabalho de mediação de leitura com uma obra de representatividade negra nos anos iniciais do Ensino Fundamental de uma escola pública atendida pelo programa de extensão BALE no município de Pau dos Ferros/RN, a partir de atividades de contação e reconto de histórias. A obra mediada com os alunos “O pequeno príncipe preto” do autor Rodrigo França, que foi escolhida porque pode despertar no leitor o encantamento, como também a reflexão de temas da realidade dos educandos como a negritude, amizade, respeito a diversidade, e a valorização de suas raízes. Além disso, possibilita abordar a questão da importância de mais livros sobre pessoas negras nos ambientes escolares, tendo em vista as vastas discussões e interpretações que podem surgir a partir da leitura destas obras. Buscando desenvolver uma análise sobre o livro escolhido e a contação e reconto de história dentro de sala de aula. Este estudo fundamenta-se em uma abordagem qualitativa, configurando-se como pesquisa-ação podendo trazer contribuições relevantes para a realidade pesquisada. O público trabalhado foram os alunos do 2 ano do Ensino Fundamental e a pesquisa usou como método de construção dos dados uma intervenção com contação e reconto de história, além de entrevista com grupo focal. O estudo dos dados foi com transcrição, interpretação e análise das informações construídas ao longo da pesquisa a partir do método interpretativo. Tendo em vista a grande relevância da temática da história e a necessidade de ser mais explorada por pesquisadores juntamente com a sociedade, acreditamos que este trabalho é de extrema relevância para a produção acadêmica sobre a temática abordada.