Banca de DEFESA: FELIPE AUGUSTO MARQUES DE FREITAS

DISCENTE : FELIPE AUGUSTO MARQUES DE FREITAS
DATA : 25/04/2024
LOCAL: Google Meet: meet.google.com/rka-cfny-pyf

ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS: CONCEPÇÕES E IMPACTOS NO NOVO ENSINO MÉDIO

Ensino Médio. Livro Didático. Prática Docente, Ficha de Orientação.

Os livros didáticos (LD) desempenham um papel importante no processo de ensino e aprendizagem, atuando como mediadores na prática educacional. Mesmo em um cenário em que as tecnologias educacionais têm ganhado destaque, eles ainda mantêm uma presença marcante nas salas de aula. Sua relevância perdura, pois, os LD fornecem um suporte estruturado para o aprendizado e essencial para a uniformidade no acesso ao conhecimento. No entanto, a implementação das mudanças decorrentes da Lei no 13.415/2017 no Ensino Médio tem suscitado preocupações quanto aos seus possíveis impactos na educação brasileira. Essas alterações provocaram, mudanças nos currículos e nos materiais didáticos, influenciando notadamente o Programa Nacional do Livro Didático. Nesse contexto, torna-se necessário refletir acerca do cenário educacional atual, no qual as ciências são abordadas de forma integrada, e compreender quais são as concepções dos professores em relação a esse novo cenário do Ensino Médio e seus desdobramentos. Com isso, o objetivo desta pesquisa é analisar as concepções dos professores sobre o Livro Didático de Ciências da Natureza e suas Tecnologias planejado pelo PNLD 2021, no contexto do novo formato do Ensino Médio, com o propósito de desenvolver uma ficha de orientação para auxiliar esses profissionais na escolha dos LDs nesta área de conhecimento. Para tanto, foi adotada uma abordagem quanti-qualitativa, utilizando recursos documentais, análise bibliográfica e um diálogo por meio de questionário semiestruturado aplicado a professores do Ensino Médio (EM) na Escola Ponta da Serra. Os resultados sinalizam que o novo EM pode trazer consequências negativas na formação dos alunos devido à falta de uniformidade na oferta de disciplinas por itinerários formativos e à abordagem heterogênea dos conteúdos em diversas áreas de conhecimento. Essas disparidades podem gerar desigualdades na formação dos estudantes, com alguns tendo acesso a um conjunto mais amplo de disciplinas e conhecimentos, enquanto outros ficam limitados a opções mais restritas, o que por conseguinte pode comprometer a formação integral e o desenvolvimento das habilidades e competências para seu futuro acadêmico e profissional. Além disso, a análise da coleção de livros didáticos revela redução em conteúdo e falta de sequência lógica e conexão com a realidade dos estudantes; bem como demonstra a ausência de uma abordagem interdisciplinar clara entre as disciplinas de Biologia, Física e Química, contrariando a proposta de integração presente no novo EM, e a falta de ênfase nas Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação, fundamentais na educação contemporânea. A adaptação a essa dinâmica em evolução requer abordagens inovadoras e ferramentas práticas, como a ficha de orientação proposta, que pode auxiliar na seleção de recursos didáticos mais alinhados aos objetivos educacionais. Nesse viés, a ficha de orientação foi pensada levando em consideração alguns pontos específicos que atendessem a nova realidade educacional, promovendo a articulação da teoria com a prática numa perspectiva interdisciplinar entre as áreas do conhecimento, de forma a contribuir na escolha de um material didático de qualidade. Deste modo, a partir da pesquisa, é possível inferir que a proposta do novo EM, traz em evidência a necessidade de aprimorar continuamente as políticas educacionais na intenção de fomentar recursos igualitários, valorizar os professores e criar um ambiente de aprendizagem estimulante e enriquecedor para todos os alunos. Só assim será possível promover uma educação de qualidade que prepare os estudantes para os desafios do mundo contemporâneo.

Presidente - 049.657.054-40 - KYTERIA SABINA LOPES DE FIGUEREDO - UFERSA
Interno - 996.532.573-15 - OTÁVIO FLORIANO PAULINO - UFERSA