Banca de DEFESA: KIVIA PEREIRA QUEIROZ

DATA : 25/04/2024
LOCAL: Google Meet: meet.google.com/itt-obhu-fex

O USO DAS REDES SOCIAIS DO PROGRAMA @BALE_UERN NA FORMAÇÃO DO LEITOR LITERÁRIO

formação do leitor literário; TDICs; redes sociais; BALE.

Na contemporaneidade as tecnologias digitais se tornaram cada vez mais presentes na sociedade, como essas Na contemporaneidade as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) se tornaram cada vez mais presentes na sociedade, ocupando espaço escolar, que cada vez mais se renova, uma vez que a presença dessas tecnologias modifica o processo de ensino-aprendizagem. É nessa perspectiva que o presente estudo se ancora na seguinte questão de pesquisa: Como as TDICs e as redes sociais adotadas pelo Programa Biblioteca Ambulante e Literatura nas Escolas (BALE) podem contribuir para incentivar o gosto pela leitura literária nas escolas? Para responder a essa pergunta, elenca-se como objetivo geral: Analisar se as TDICs podem contribuir para a formação do leitor literário a partir da intervenção utilizando as redes sociais do programa BALE, via canteiro BALE.net e objetivos específicos: a) Identificar possibilidades de ampliação do uso de redes sociais para divulgação de ações leitoras e, principalmente, para a formação literária de estudantes, por meio das redes sociais do Programa @BALE_UERN; b) Descrever, com base na intervenção, mediada pelo @BALE_UERN, o potencial do uso das TDICs no processo de acesso à leitura literária e na ampliação do repertório literário de crianças de uma escola pública; c) Conhecer o papel das redes sociais do Programa @BALE_UERN, especialmente do canteiro BALE.net, na aproximação entre crianças e obras literárias, promovendo o engajamento delas como leitoras e usuárias na prática de recontar histórias literárias. A pesquisa se caracteriza como qualitativa e envolveu a aplicação de questionários a duas professoras do 2º e 3º ano do Ensino Fundamental - Anos Iniciais em uma escola municipal de Pau dos Ferros-RN, bem como foi aplicado aos membros do Programa BALE, além de entrevista no formato grupo focal com os alunos das respectivas turmas. A análise dos dados foi conduzida utilizando a técnica de análise interpretativa, conforme Flick (2013). Os resultados e reflexões obtidos fornecem perspectivas importantes sobre o potencial das TDICs e das redes sociais na promoção do gosto pela leitura literária entre os estudantes. Os achados da pesquisa indicam que o uso das tecnologias pode, de fato, incentivar o gosto pela leitura em sala de aula, contudo, esse incentivo depende da compreensão dos mediadores de leitura, principalmente os professores, sobre como utilizar de maneira eficaz essas tecnologias. Constata-se, ainda, que o Programa BALE, alinhado com seu objetivo geral de incentivar a leitura, utiliza suas redes sociais, em particular o canteiro BALE.net, como meio de promover a prática literária no ambiente digital. Assim, os resultados ressaltam a importância do papel dos educadores na mediação dessas ferramentas para potencializar o gosto pela leitura nos alunos, especialmente no contexto das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação.

Presidente - 1903 - MARIA LUCIA PESSOA SAMPAIO
Interna - 7968 - KEUTRE GLÁUDIA DA CONCEIÇÃO SOARES