Banca de DEFESA: MAÍSA MARIA DOS SANTOS GUILHERME

DISCENTE : MAÍSA MARIA DOS SANTOS GUILHERME
DATA : 30/04/2024
LOCAL: Formato Remoto

OS CURRÍCULOS NA/DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: DO PRESCRITO-PLANEJADO AO EXPERIENCIADO-VIVIDO

Ensino na EJA; Currículo; Cotidiano; Saberes docentes.

Esta pesquisa analisa a articulação entre o currículo prescrito e o vivido pelos sujeitos da Educação de Jovens e Adultos (EJA), durante a Pandemia da Covid-19, na Escola Estadual Antônio de Azevedo, em Jardim do Seridó/RN, nas salas de aula da EJA. Para isso, foram delineados como objetivos específicos: examinar estudos teóricos que conceituem práticas, saberes, cotidiano e currículo; analisar saberes e práticas veiculados na articulação entre o currículo prescrito e o vivido pelos sujeitos da EJA, durante a Pandemia da Covid-19; reconhecer, a partir dos currículos praticadospesados nos cotidianos da EJA, indícios articuladores entre os diferentes saberes dos sujeitos envolvidos. Para a consecução dos objetivos, os eixos de análise estão fundamentados em Freire (1996), Pimenta (1998, 2002), Gauthier et al. (1998), Tardif (2002; 2006), Cunha (2004), Oliveira (2005), Santos (2000), Certeau (2005), e Sacristán (1998). Os sujeitos participantes da pesquisa são docentes e discentes que vivenciaram o período da Pandemia da Covid-19 na EJA. A metodologia da pesquisa tem abordagem qualitativa e se apoia nos pressupostos da pesquisa (auto)biográfica em educação, tendo como corpus da pesquisa, as narrativas dos docentes e discentes sobre a experiência de currículo prescrito e vivido no contexto da pandemia. Para a construção das narrativas, foram realizadas rodas de conversa, na perspectiva de Bogdan e Biklen (1994), e construídos quadros de escuta, na perspectiva de Passeggi, Oliveira e Cunha (2018), realizados com 07 professores e 15 alunos. Para análise das narrativas, utilizamos os princípios e método da análise temática interpretativa, ancorados na perspectiva de Schütze (1992a; 1992b) e Jovchelovitch e Bauer (2000), visto que o instrumento roda de conversa faz parte do universo das entrevistas narrativas. A pesquisa revelou que muito ainda precisa ser feito pela EJA, com políticas públicas que garantam a educação como direito, bem como com políticas curriculares e de formação docente voltadas, especificamente, para essa modalidade de ensino. O predomínio de aulas expositivas, as cópias do quadro, o silêncio frente aos objetos de conhecimento, um ensino de memorização, a ausência de debates e diálogos sobre as experiências de vida desses sujeitos, são fatos citados nas narrativas que contrariam o objetivo maior da EJA: uma educação e um ensino que os levem ao exercício da cidadania, à ativa participação na vida profissional, política, cultural e, principalmente, voltada para a politização e conscientização do sujeito, no intuito de transformar ou interferir na sua própria realidade. É preciso inventar, criar, recriar, reinventar alternativas curriculares e práticas pedagógicas dialógicas, cooperativas, que contemplem a diversidade de sujeitos e que estejam abertas aos diferentes processos de subjetivação em andamento entre nós, com orientações pedagógicas decorrentes das especificidades da EJA, para que de fato, os jovens e adultos que buscam escolarização possam relacionar o que veem na escola com a sua participação na vida pública cotidiana, e possam ter acesso aos bens socioculturais, através de uma educação que lhes dê as condições necessárias para interagir e progredir socialmente e buscar sua ascensão social. O potencial desta pesquisa está na perspectiva da ampliação dos debates sobre o currículo da EJA, no fomento às reflexões que tragam visibilidade e lugar para os sujeitos dessa modalidade de ensino, e, especialmente, no reconhecimento da identidade dos sujeitos e suas vivências cotidianas nas construções das práticas curriculares da EJA no chão da escola.

Presidente - 047.160.564-65 - GILCILENE LÉLIA SOUZA DO NASCIMENTO - UFERSA
Externo ao Programa - 5403 - FRANCISCO CANINDÉ DA SILVA