Banca de DEFESA: JOSÉ MÁRIO DE SOUZA

DISCENTE : JOSÉ MÁRIO DE SOUZA
DATA : 30/04/2024
LOCAL: Google Meet: meet.google.com/vdf-rfdw-ayz

DILEMAS ÉTICOS DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM EM FOCO

PALAVRAS-CHAVE: Ética; Dilemas éticos; Avaliação da Aprendizagem; Professores.

5        RESUMO:

A pesquisa intitulada “Dilemas éticos de professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: a avaliação da aprendizagem em foco” objetiva analisar os dilemas éticos enfrentados pelos professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental na prática da Avaliação da Aprendizagem e explorar seus desafios e impactos na atuação docente. Dessa forma, a questão-problema busca revisar quais são os principais dilemas éticos vividos pelos professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental nos processos de avaliação da aprendizagem. A pesquisa é de natureza qualitativa e está organizada em dois momentos: o primeiro é composto pela revisão bibliográfica de literatura, que se desdobra em três capítulos. No primeiro capítulo, são discutidos conceitos, saberes e significados sobre educação, ética e educação humanista. No segundo, é abordada a ética no contexto da profissão docente e os dilemas éticos vividos no seu labor profissional. E, por fim, no terceiro, é tratado o processo de avaliação da aprendizagem com foco na ética humanista. O segundo momento é caracterizado pela pesquisa empírica. A pesquisa de campo aconteceu em uma escola da rede municipal de ensino na cidade de Marcelino Vieira/RN. Foi utilizada o método de análise de conteúdo. Foram realizadas entrevistas com cinco professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, cujas experiências foram compartilhadas no sexto capítulo. Acreditamos que os principais contributos extraídos de nossa jornada teórica e empírica geraram a perspectiva de voltarmos nosso olhar para os estudos da avaliação a partir do escopo da ética humanista, bem como para os dilemas éticos vividos pelos educadores no campo da aprendizagem, em especial, em seu fazer docente, suscitando novas pesquisas que incentivem uma ética de base humanista. Como principais resultados, a pesquisa revelou que a ética é uma dimensão necessária à formação docente e a atuação profissional, desempenhando um papel relevante na maneira como os professores lidam com dilemas e desafios éticos em sua profissão, principalmente no contexto da avaliação da aprendizagem. Ética e avaliação são, portanto, elementos do ensino indissociáveis e essenciais no contexto educativo, e que necessitam ser reexaminados à luz da formação de professores.

Externa à Instituição - MARCIA MYCHELLE NOGUEIRA DO NASCIMENTO - SEEC
Interna - 6133 - MARIA IONE DA SILVA