Banca de QUALIFICAÇÃO: LIZANDRA MEIRE MOREIRA SANTOS

DATA : 27/06/2023
LOCAL: Ufersa Campus Pau dos Ferros

Robótica Educacional no Ensino Fundamental Através da Abordagem STEAM

Robótica Educacional, Arduino, STEAM, Raciocínio lógico, Ensino Fundamental.

Está se tornando cada vez mais urgente a inserção de novos meios de ensino na educação, inclusive meios tecnológicos, principalmente na educação básica, especificamente nas redes públicas, tão carente de recursos. Para isso, este trabalho propõe como meio tecnológico de ensino, o uso da robótica educacional no Ensino Fundamental, contando como material de apoio, a plataforma online Tinkercad, além do próprio arduino e suas funcionalidades. A escolha por essas ferramentas se dá pelo fato do seu moderado valor aquisitivo. Outros materiais reutilizados também são utilizados de acordo com a necessidade do projeto a ser desenvolvido pelos alunos. As atividades de robótica pedagógica contam com a participação inicialmente de adolescentes do oitavo ano de uma escola estadual situada no município de Marcelino Vieira/RN, e visa produzir conhecimentos sobre a robótica, construção de protótipos, noção básica de programação e controle dos artefatos confeccionados em um âmbito interdisciplinar. Os encontros entre pesquisadora e alunos serão realizados por meio de oficinas com um elaborado planejamento baseado na metodologia STEAM. Os resultados serão analisados de acordo com o desempenho dos participantes de forma qualitativa, no qual será verificado seu raciocínio lógico diante da tomada de decisão que exigir as situações proporcionada pelo arduino. E como contribuição, será confeccionada para a escola uma cartilha com o intuito de mostrar o robô como elemento mediador do processo ensino-aprendizagem e as contribuições que a robótica pode trazer para o ensino fundamental.

Interno - 646.153.323-00 - GLAYDSON FRANCISCO BARROS DE OLIVEIRA - UFERSA
Externo à Instituição - ANTONIO DIEGO DA SILVA FARIAS - UFERSA