Banca de QUALIFICAÇÃO: MARIA DO SOCORRO ALMEIDA REGO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MARIA DO SOCORRO ALMEIDA REGO
DATA : 21/06/2023
HORA: 08:00
LOCAL: Sala de aula PPGE
TÍTULO:

O ENSINO DOS VALORES ÉTICOS A PARTIR DA LINGUAGEM LÚDICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL


PALAVRAS-CHAVES:

Palavras-chave: educação infantil; ensino; linguagem lúdica; valores éticos.

 


PÁGINAS: 125
RESUMO:

RESUMO

 

A Educação Infantil é a primeira etapa da Educação Básica, sendo a base para o desenvolvimento integral da criança e relevante na promoção do lúdico por meio de jogos e brincadeiras, mecanismos significativos para a aprendizagem. Nesse sentido, é possível de forma pertinente articular tais mecanismos a fim de transmitir valores éticos e atitudes que serão ensinados às crianças com o propósito de serem repercutidos durante toda a vida. Diante disso, a presente pesquisa terá o objetivo de analisar a contribuição do ensino de valores éticos na Educação Infantil a partir da linguagem lúdica tendo como viés uma intervenção lúdica com jogos cooperativos e competitivos. A fundamentação teórica será ancorada em Angotti (2008), Ariès (1981), Barbosa (2006), Brasil (1988, 1996, 1998, 2010, 2006 e 2018), Devries e Zan (1998), Freire (2005), Freire (1987, 1989, 1996, 2013), Huizinga (2000), Kishimoto (2001), Kuhlmann Junior (1998), Macedo (2018), Morin (2011), Papalia; Feldman e Martorell (2013), Piaget (1999), Vygotsky (1998) dentre outros. O projeto de pesquisa foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa (CEP), da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) com o Parecer nº 5.646.802. A metodologia da pesquisa será de natureza qualitativa, com procedimentos técnicos da pesquisa bibliográfica e documental (PRODANOV; FREITAS, 2013), e terá ainda a pesquisa-ação como técnica de investigação (THIOLLENT, 1986). O lócus da investigação será no Centro Municipal de Educação Infantil Prof.ª Telma Batalha, localizado no município de Pau dos Ferros/ RN, tendo como participantes 1 professora e 23 crianças da Pré-escola II (crianças de 5 anos de idade). O estudo ao se apropriar da técnica pesquisa-ação terá como proposta uma intervenção lúdica, utilizando a linguagem lúdica com o desenvolvimento de jogos cooperativos e competitivos em uma turma da Pré-escola II. Os instrumentos para a coleta dos dados serão: a observação direta no lócus, a entrevista semiestruturada com a professora, a intervenção lúdica com as crianças e para os registros dos dados teremos o diário de campo. Desse modo, os dados coletados serão analisados mediante à análise de conteúdo (BARDIN, 2016). Sendo assim, espera-se que o estudo possa contribuir para a Educação Infantil no tocante a relevância de ensinar desde cedo às crianças os valores e atitudes éticas a partir de uma linguagem lúdica no ambiente educativo.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 6133 - MARIA IONE DA SILVA
Interna - 8034 - SHEYLA MARIA FONTENELE MACEDO
Externo ao Programa - 000.000.000-00 - JOSÉ CARLOS GOMES DE CARVALHO LEITÃO - UC
Notícia cadastrada em: 15/06/2023 11:32
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