Banca de DEFESA: NERLÂNDIA PINHEIRO DE OLIVEIRA

DISCENTE : NERLÂNDIA PINHEIRO DE OLIVEIRA
DATA : 27/07/2023
LOCAL: Online via Google Meet: meet.google.com/rbw-qtoe-jrc

FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL À LUZ DO AGIR COMUNICATIVO

Políticas Educacionais; Formação Continuada; Agir Comunicativo.

A formação continuada do docente tem sido alvo de debate em cursos da área de educação e em muitos outros espaços pedagógicos brasileiros. Trata-se, de um processo permanente e ascendente de construção de pensamento e fazeres pedagógicos, através do qual o Professor tem a possibilidade de compreender a sua importância no processo de ensino e aprendizagem. Constitui-se como ponte para uma construção de conhecimentos, competência e Múltiplos saberes. Com base na Teoria do Agir Comunicativo (TAC), desenvolvida por Jürgen Habermas, os sujeitos interagem entre si, e através da linguagem, buscando consensos, e entendimento mútuo. Nesse sentido, a pesquisa traz como objetivo geral analisar as contribuições da Teoria do Agir Comunicativo, mediante alguns de seus parâmetros, para a formação continuada dos professores dos anos iniciais em uma escola pública municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental, de Cajazeiras/PB. Para isso, seguirá os seguintes aspectos metodológicos, se caracterizará como sendo uma pesquisa de abordagem qualitativa, dos tipos bibliográfica, de campo, exploratória, interpretativista, interventiva e aplicada. A coleta de dados ocorrerá através da aplicação de um questionário semiestruturado para os sujeitos da pesquisa, que são as professoras de 1º ao 5º ano da escola em foco, no Município de Cajazeiras-PB, registros das impressões do pesquisador e avaliações dos docentes, por meio de um diário de bordo. De posse dos dados coletados e analisados, como forma de perpassar a teoria e seguir a prática, será ofertado para os sujeitos da pesquisa, encontros pedagógicos de formação continuada docente no formato de oficinas. Ademais, serão respeitados todos os preceitos éticos e legais da pesquisa com seres humanos determinados pela Resolução 510/2016 do Conselho Nacional de Saúde, Considerando a não maleficência e o anonimato, além do fato de que o início da pesquisa será condicionado à aceitação da mesma pelo grupo de professores através do TCLE. A fonte inicial para composição do aporte teórico ocorreu através da pesquisa bibliográfica, sendo possível realizar uma busca dos trabalhos existentes e divulgados em bases científicas, envolvendo a temática. Com os estudos, compreendemos o potencial dessa teoria para a escola, professores e alunos, através de uma ação comunicativa, onde a linguagem tenha significado e validez para conseguir um entendimento mútuo.

Presidente - 5349 - ROSALVO NOBRE CARNEIRO
Interna - 8034 - SHEYLA MARIA FONTENELE MACEDO